quarta-feira, fevereiro 24, 2010

A tralha que atrapalha

Agora que estamos novamente em reuniões intermédias de avaliação, acho que o Ramiro Marques tem mais do que razão: tanto trabalho inútil, tanto tempo desperdiçado, tanto papel escrito...
E já repararam que nessas reuniões, se tiverem a duração de 1 hora, é 1 hora em que falamos de maus comportamentos, de maus aproveitamentos, de dificuldades, de NEE, e nem cinco minutos paramos numa boa aluna ou num bom aluno, que poderia ser muito melhor se arranjássemos umas estratégias para que a sua aprendizagem se desenvolva mais, para que lhe possamos "permitir" evoluir na sua aquisição de conhecimentos e na aplicação dos mesmos em novas situações, chegando bem mais longe do que a nivelagem "por baixo" lhe permite?

Aqui fica o poste do Ramiro no ProfBlog e digam se tenho ou não razão:

A tralha que atrapalha

6.1.10 Publicado por: Ramiro Marques

Por que será que a opinião pública tem sido pouco alertada para a tralha que atrapalha? Por que será que o processo negocial, que se arrasta há quase dois meses, não inclui a questão da tralha que atrapalha?

Não há um único professor no país que não saiba qual é a tralha que atrapalha.

Até os inspectores - guardiões da tralha que atrapalha - sabem qual é a tralha que atrapalha.

Até os burocratas que trocaram a sala de aula pelas equipas de "apoio" às escolas sabem qual é a tralha que atrapalha.

E até mesmos os aposentados que integram o CCAP sabem qual é a tralha que atrapalha. Não porque conheçam a realidade das escolas - já que fugiram delas em bom tempo - mas porque ouviram falar da tralha que atrapalha.

Mas, admitindo que haja algumas almas bem intencionadas, embora ignorantes, nas equipas de avaliação externa das escolas, no CCAP, nas equipas de "apoio" às escolas, na DGRHE ou nas DRE, deixo aqui a lista da tralha que atrapalha:

Os projectos curriculares de escola. Não servem para nada: só atrapalham sobretudo porque há quem os altere todos os anos. Já contaram as milhares de horas perdidas pelas equipas e comissões permanentes de revisão dos projectos curriculares de escola e dos projectos educativos de escola?

Os projectos curriculares de turma. Servem para alguma coisa? Sim: para perder tempo.

Os planos de recuperação. Servem para quê? Socializar os prejuízos e privatizar os benefícios. Desculpabilizar e construir sucesso educativo de forma fraudulenta.

Os planos de acompanhamento. Idem.

Os planos de "melhoramento". Idem.

Os relatórios sobre os planos de recuperação e de "melhoramento" (sic). Idem. Monumentos à novilíngua e à trafulhice pedagógica.

Acabem com a tralha que atrapalha. A opinião pública compreenderá que a talha que atrapalha é nociva ao ensino.

Gostava de ouvir os responsáveis do ME a falar na redução ou eliminação da tralha que atrapalha. Não ouço. A tralha que atrapalha obedece ao plano.

(in ProfBlog)

4 comentários:

  1. Muito bom e texto! Penso que a maioria das pessoas conhece toda essa tralha que atrapalha; estão cientes de que há tralha demais a atrapalhar o trabalho dos professores. Não me admira nada que essas entidades todas não se apercebam; eles sabem muito bem, só que também são autêntica tralha que atrapalha; andam só a perder tempo, a fingir que trabalham e que se preocupam com os professores; devia haver uma manifestação com enormes cartazes a dizer" fora com toda esta cambada de " tralha que atrapalha" ; de educação não entendem nada! Beijinhos e tente não se atrapalhar com toda esta tralha que atrapalha.
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Claro que tens razão! Toda a gente sabe que é assim, mas o eduquês instalou-se, embora eu ache que já teve dias de mais confiança. Já se ouvem vozes a falar mais alto, contra toda esta tralha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Rosa
    Há qualquer problema com o teu blogue. Aparece a indicação de posts, que não estão aqui.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Teresa
    Comecei a usar o windows Live Writer que me permite fazer os postes mais facilmente e, quando os faço, a caixa mostra-me logo o aspecto definitivo, posso arranjar as fotos no próprio poste, etc. Resolvi experimentar com 2 postes diferentes, que apaguei, porque eram só experiência. Mas pelo que parece, continuam assinaldos e não sei porquê... Bjs

    ResponderEliminar