segunda-feira, fevereiro 01, 2010

"Eu tenho Poder"

Que me desculpem algumas pessoas, se firo alguma susceptibilidade, mas não resisto a transpor para aqui o poste que li num dos blogs que sigo: O Consultório da Maria.
Sou professora e sinto muito do que aqui está escrito. E dou os parabéns à Maria pela frontalidade com que desabafa no seu espaço, sem papas na língua e dizendo aquilo que vive e sente no seu dia-a-dia, de uma forma nua e crua.


" Eu tenho o poder!

Segundo um senhor americano extremamente iluminado, o problema do insucesso escolar reside nos professores. Os alunos não estudam? A culpa é dos profesores. Os alunos não respeitam o ambiente escolar? A culpa é dos professores. Os alunos faltam? A culpa é dos professores. Os encarregados de educação estão-se borrifando para o facto do filho/a ter esmurrado um colega ou mandado um professor levar na bilha? A culpa é dos professores. Os encarregados de educação não comparecem às reuniões? A culpa é dos professores.
Segundo ele, se um professor consegue atingir sucesso numa turma, todos os seus coelgas o devem conseguir fazer também. E eu estou de acordo, ou não estivéssemos nós a falar de grupos de máquinas programáveis que seguem o objectivo de aprender. Adiante, o que me deixa mesmo descansada por saber que afinal a culpa é toda minha é que, detendo todo esse poder, e como pequena déspota que sou, vou modificar a minha atitude e a partir de agora os meus alunos não faltarão às aulas, farão sempre os t.p.c., estudarão diariamente os conteúdos, deixarão de dizer asneiras a cada 3 palavras e os pais começarão a preocupar-se com os filhos e com a vida escolar dos seus rebetos. Obrigada, senhor americano, não fosses tu e o sistema de ensino continuava uma balbúrdia em que nos habilitamos a levar na boca de um puto ou de um pai a cada dia que passa. Muito e muito obrigada, hã!


ps: Agora que penso nisso, a resposta que uma encarregada de educação me deu há dias é culpa minha! A ******** não fez o t.p.c. por motivos pessoais é uma resposta absolutamente espectacular e eu deveria ter sido mais compreensiva, afinal de contas a menina só não fez o t.p.c. 5 vezes seguidas. Shame on me!"

1 comentário:

  1. De facto, amiga, os professores até deviam ficar orgulhosos com o tanto de poder que lhes é atribuído; diria atá que nem é poder, mas sim magia; os professores são melhores que o David Copperfield a fazer mágica! Meu Deus do céu!!! Como há pessoas tão disparatadas!!!Um macaquinho conseguiria pensar melhor!Há seres humanos completamente irracionais! Um beijinho, amiga e vá tendo paciência! Lembre-se sempre do ditado " vozes de burro não chegam aos céus"!
    Emília

    ResponderEliminar