sexta-feira, fevereiro 05, 2010

O que os pais nunca devem fazer



" O NÃO Também Ajuda a Crescer", de Maria Jesus Alava Reyes

Muitos pais deveriam ler este livro para conseguirem lidar com o crescimento e a educação dos seus filhos.

Sinopse
Não há regras universais, nem receitas mágicas mas existem princípios básicos que nos podem ajudar na difícil, complexa e maravilhosa tarefa que é educar. É fundamental criar normas básicas que ajudem o nosso filho ou educando a conseguir a estabilidade, tranquilidade e segurança necessárias para o desenvolvimento correcto enquanto pessoa. Para a psicóloga María Jesús Álava Reyes, autora best-seller em Portugal, o não dito com segurança e convicção também ajuda a crescer. Esta psicóloga com mais de 20 anos de experiência no trabalho directo com crianças, garante-nos que não temos de ser amigos dos nossos filhos, que não devemos comprá-los com presentes, ou protegê-los em excesso, fechar os olhos ou negar evidências. É fundamental assumirmos o nosso papel de educadores e estarmos à altura do desafio. Neste livro encontra casos reais de famílias e crianças com problemas, sugestões de actuação e as regras de ouro que ajudam a melhorar a relação entre crianças e pais, como por exemplo, a ideia de que é fundamental sermos mais perseverantes que elas, que os discursos longos de pouco ou nada servem porque as crianças não reagem perante as nossas palavras, mas perante os nossos actos, que é fundamental pai, mãe e restante família estarem unidos nos critérios de educação e agirem com segurança.
No ProfBlog, esta obra, recentemente publicada em Portugal, está a ser divulgada, tendo sido acrescentados alguns outros conselhos:

"Fique com algumas dica sobre o que não se deve fazer:

Pensar que as crianças não precisam de normas.

Tentar ser amigo em vez de exercer a parentalidade.

Proteger de mais os filhos, retirando-lhes as dificuldades do caminho.

Favorecer o consumismo. Gera uma insatisfação permanente.

Pregar sermões. Há que actuar antes com coerência e firmeza.

Não reagir aos primeiros sinais de alarme.

E eu (Ramiro Marques) acrescento outras coisas que não se devem fazer:

Dizer mal dos professores à frente dos filhos.

Pedir desculpa aos filhos por tudo e por nada, dando sinais de fraqueza.

Fazer aquilo que não se quer que os filhos façam.

Mostrar, por palavras e actos, desprezo pelo trabalho e pelo esforço.

Dar a entender, por palavras e actos, que a vida é um festim."


*******************************************************************



DESCRIÇÃO Estamos a 5 de Fevereiro, o dia em que em 1937 estreou "Tempos Modernos” de Charles Chaplin. A 5 de Fevereiro do ano 146 terminou a terceira guerra púnica. Neste dia, em 1852, abriu ao público o Museu Hermitage, em S. Petersburgo. Nascidos a 5 de Fevereiro: André Citroen em 1878, William Burroughs em 1914, Regina Duarte em 1947, Sven-Goran Eriksson em 1948 e Cristiano Ronaldo em 1985. Em 1972, Neil Young lançou Heart of Gold. Foi o único número 1 da sua carreira.


4 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo isto e digo sinceramente que não achei nada difécil educar; fui e sou mãe antes de ser amiga e, apesar de ter um filho já pai e uma filha adulta que ainda não casou, aqui em casa as regras continuam as mesmas. Fico feliz por ver que o meu filho está a aplicar com os dele as regras que lhe foram ensinadas pelos pais.O menino que vai fazer 3 anos em Março desde bébé que sabe que tem horas para ir dormir e, hoje, claro, como quer brincar não gosta de ir para a cama, mas às 21 no máximo está a caminhar para o quarto, às vezes aos berros, mas de nada lhe adianta. Quando vem a casa da avó, não precisamos de andar atras dele, pois ele sabe muito bem o que a vó deixa ou não fazer; o que pode pegar ele pega o que não pode ele deixa estar no lugar. Isto por quê? Porque foi assim sempre desde bébé e agora não custa nada.É isto que os pais custam a perceber;pensam que os miúdos não entendem e que vão conseguir dominá-los quando forem maiores. Estão muito enganados! Um beijinho, amiga e tenha um bom fim de semana.
    Emília

    ResponderEliminar
  2. São regras muito importantes, mas que parecem estar esquecidas. Tenho alunos cujos pais vivem do rendimento mínimo; têm belos telemóveis e esbanjam o material que a escola lhes fornece gratuitamente. Belo exemplo de esforço e trabalho.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.
    Muito interessante.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom final de semana.
    Saudações Florestais !
    http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Emília e Teresa
    O pior é quando a própria escola acha que não se pode escrever/dizer NÃO e os meninos continuam a fazer o que querem. Ora se os meninos não têm quem lhes diga NÃO em casa e na escola também tudo lhes é permitido, o que será da nossa juventude e dos nossos homens do futuro?

    Silvana, bem vinda e bom fim de semana também para si.

    ResponderEliminar