domingo, fevereiro 28, 2010
Leya acusada de destruição de edições históricas
sábado, fevereiro 27, 2010
Um talento de 8 anos
sexta-feira, fevereiro 26, 2010
26 de Fevereiro
quarta-feira, fevereiro 24, 2010
A tralha que atrapalha
6.1.10 Publicado por: Ramiro Marques
Por que será que a opinião pública tem sido pouco alertada para a tralha que atrapalha? Por que será que o processo negocial, que se arrasta há quase dois meses, não inclui a questão da tralha que atrapalha?
Não há um único professor no país que não saiba qual é a tralha que atrapalha.
Até os inspectores - guardiões da tralha que atrapalha - sabem qual é a tralha que atrapalha.
Até os burocratas que trocaram a sala de aula pelas equipas de "apoio" às escolas sabem qual é a tralha que atrapalha.
E até mesmos os aposentados que integram o CCAP sabem qual é a tralha que atrapalha. Não porque conheçam a realidade das escolas - já que fugiram delas em bom tempo - mas porque ouviram falar da tralha que atrapalha.
Mas, admitindo que haja algumas almas bem intencionadas, embora ignorantes, nas equipas de avaliação externa das escolas, no CCAP, nas equipas de "apoio" às escolas, na DGRHE ou nas DRE, deixo aqui a lista da tralha que atrapalha:
Os projectos curriculares de escola. Não servem para nada: só atrapalham sobretudo porque há quem os altere todos os anos. Já contaram as milhares de horas perdidas pelas equipas e comissões permanentes de revisão dos projectos curriculares de escola e dos projectos educativos de escola?
Os projectos curriculares de turma. Servem para alguma coisa? Sim: para perder tempo.
Os planos de recuperação. Servem para quê? Socializar os prejuízos e privatizar os benefícios. Desculpabilizar e construir sucesso educativo de forma fraudulenta.
Os planos de acompanhamento. Idem.
Os planos de "melhoramento". Idem.
Os relatórios sobre os planos de recuperação e de "melhoramento" (sic). Idem. Monumentos à novilíngua e à trafulhice pedagógica.
Acabem com a tralha que atrapalha. A opinião pública compreenderá que a talha que atrapalha é nociva ao ensino.
Gostava de ouvir os responsáveis do ME a falar na redução ou eliminação da tralha que atrapalha. Não ouço. A tralha que atrapalha obedece ao plano.
terça-feira, fevereiro 23, 2010
COIMBRA - Estudantina Universitária de Coimbra
Acordo ortográfico em 2011-2012
"A ministra da Educação anunciou ontem, segunda-feira, que o novo Acordo Ortográfico deverá chegar às escolas apenas no ano lectivo 2011-2012. Isabel Alçada justificou que não faz sentido investir em formação de professores para o Acordo Ortográfico numa altura de crise.
No final da audição parlamentar, a ministra explicou que não faz sentido investir em formação de professores para o Acordo Ortográfico numa altura em que o país atravessa uma crise financeira. Mas garantiu que os docentes serão sensibilizados e terão os recursos necessários à sua disposição quando a medida entrar em vigor. (...)"
segunda-feira, fevereiro 22, 2010
22 de Fevereiro
domingo, fevereiro 21, 2010
Ar da Turquia em casa
sábado, fevereiro 20, 2010
O sol apareceu
Mas, e apesar de tudo, como eu digo, ainda bem que ainda há algo em que o Homem não mexe, pelo menos directamnte e conscientemente: a Natureza.
sexta-feira, fevereiro 19, 2010
19 de Janeiro
lançamento do primeiro módulo da MIR; fundada a Battle Creek Toasted Cornflake Company. Nasceram Nicolau Copérnico e Constantin Brancusi. Harry Nilsson e "Without you".
quinta-feira, fevereiro 18, 2010
Suspensão de programas de Português causa estranheza
Desafio
18 de Fevereiro
quarta-feira, fevereiro 17, 2010
terça-feira, fevereiro 16, 2010
16 de Fevereiro
segunda-feira, fevereiro 15, 2010
Tus manos son para proteger
15 de Fevereiro
domingo, fevereiro 14, 2010
14 de Fevereiro
Novos programas de Português para o ensino básico adiados
"Novos programas de Português para o ensino básico adiados
No próximo ano lectivo já não entram em vigor os programas de Língua Portuguesa dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos. O Ministério da Educação decidiu adiar, uma vez que está prevista uma revisão curricular e a definição das metas de aprendizagem para o ensino básico. (...)"
Mas já gora dêem uma vista de olhos no ProfBlog.
Só tenho uma pergunta: em que fica todo o trabalho feito até agora?