terça-feira, março 30, 2010

Até sendo cão é preciso ter sorte

O fim de semana esteve lindo e o passeio pelas ruas de Lisboa estava combinado há que tempos.
Adoro!
Andar pelas ruas que, embora bem conhecidas, estão cheias de gente que não conheço, vestida da mais variada forma, agindo livremente, sem o preconceito de haver alguém conhecido a ver...
O sol esteve radioso, atravessámos o Tejo de barco e, sempre de câmara em punho, lá fomos subindo e descendo a colina alfacinha.
A sensação é óptima, mas nem tudo o que se encontra é bonito.

Já é suficientemente mau passarmos nas ruas e encontrarmos pessoas a pedir, numa certa degradação pessoal, pedindo esmola. Mas o que vi arrasou-me e revoltou-me, fazendo-me querer sair dali o mais depressa possível, sem olhar para trás uma segunda vez e, sem dúvida alguma, sem pensar em deixar qualquer moeda.




Quanto terá este cão apanhado para estar ali, parado, como uma estátua, enquanto pessoas e animais passavam à sua frente? (ou poderá ser por respeito, como alguém me disse? Ná!!!)

sexta-feira, março 26, 2010

O que os papás mandam para os professores!!!!!...incrível!!

O Estatuto do Aluno continua, constantemente, a ser chamado à baila e com muita razão, claro. Algo tem que ser feito, mas o pior é que, tal como já disse noutro poste anterior, todos esses assuntos são tratados dentro de gabinetes, por pessoas que não fazem a mínima ideia do que é estar ano terreno, diariamente. Esperemos, para ver o que vai sair "do ovo"...

Agora, há um assunto que é, por demais, falado, só que de uma forma evasiva ou "errada", e as coisas continuam a acontecer de forma torta e com resultados, por vezes, bem desagradáveis.
Desde há uns anos a esta parte, tenta-se responsabilizar os Pais/En carregados de Educação, procurando-se que eles participem, sempre que possível, na vida escolar dos seus filhos/educandos.
Só que, quando se começaram a envidar esforços para envolver a família na escola, alguém deveria ter explicado MUITO BEM o que isso significa, pois se há pessoas que sabem o que se espera delas, há outras pessoas menos esclarecidas, pelas mais diversas razões, que distorcem o é esperado delas e o resultado são situações completamente absurdas, caricatas e, por vezes, mesmo perigosas.
Além disso, os pais que deveriam aparecer nas escolas (até porque os professores passam os dias a solicitar a sua presença), simplesmente não aparecem e os problemas vão-se acumulando.
Cada vez mais, os alunos são tratados como criancinhas, a quem, tal como os passarinhos acabados de nascer, tudo é dado "bem mastigado", para que não precisem de ter qualquer trabalho. Inclusive, há quem exija que o professor escreva, todas as aulas, o material que o aluno deverá trazer para a aula seguinte. A noção de que o aluno deverá preparar a mochila à noite, antes de se deitar e que os pais deverão, regularmente, abrir o dossier do seu filho, para saber "como vão as coisas" e para (porque não?) ver se há folhas limpas em todas as disciplinas, é algo que existe muito pouco. Não há tempo nem vontade de ajudar os filhos. Para isso, lá estão os professores, "...esses malandros que não fazem nada!".

Os exemplos que deixo aqui, já são de 2008 (chegados por email), mas acreditem que, hoje em dia, as exigências e as respostas dos Enc. de Educ. ainda nos conseguem surpreender, quer pelo assunto tratado, quer pela incorrecção ou mesmo falta de educação (e falamos nós dos nossos alunos...).


Não falta muito pra vir escrito assim:

" DE: encarregado de educação
PARA: professora
MENSAGEM: o meu educando não leva livros porque não lhe apetece ter aulas.
ASSINATURA: o papá "


Mas eu, Fátima Brandão, já recebi isto este ano lectivo. Portanto, já não falta assim tanto.




Qualquer dia mando, na caderneta, uma mensagem aos Enc. de Educ. a dizer que não preparei e não dei as aulas que devia, porque estava muito cansada de "recuperar os alunos cansados" para estes acompanharem os outros...

Será que também poderei finalizar com... "grata pela vossa compreensão" ???? "

Já não há pachorra!


Como não consigo compreender certos assuntos que vão aparecendo nos media, e já não tenho pachorra para certas notícias que só podem ser aberrações das cabeças de certas pessoas, ponho só uma chamada para o blog onde este assunto já é tratado.




quinta-feira, março 25, 2010

25 de Março




DESCRIÇÃO A 25 de Março foi publicado o primeiro número da revista Orpheu. Neste dia, em 1882, foi inaugurado o elevador do Bom jesus, em Braga. Em 1957 foi assinado o Tratado de Roma - o tratado na origem da União Europeia e em 1996 a União Europeia proibiu a exportação de carne bovina britânica. Nascidos a 25 de Março: Aretha Franklin, Bela Bartok, Elton John e Sarah Jessica Parker. A 25 de Março de 1967, os Turtles chegaram ao nº 1 do top com "Happy Together".

terça-feira, março 23, 2010

10? 20?





"Porquê ficar pelo 10... se temos capacidade para o 20?"

Limpar Portugal - 20.03.2010

Afinal, ainda há quem se preocupe...!
Mas ainda foram poucos.

[all reserved rights by www.youtube.com/ProductionsCoconuts]

domingo, março 21, 2010

Dia Mundial da Poesia



Se tanto me dói que as coisas passem

Se tanto me dói que as coisas passem
É porque cada instante em mim foi vivo
Na busca de um bem definitivo
Em que as coisas de Amor se eternizassem

Sophia de Mello Breyner Andresen

Pleonasmos ditos pelas pessoas no dia a dia (e que às vezes irritam, mesmo!).

De uma coisa séria (vídeo anterior) a um vídeo para rir. Mas vão pensando nas coisas...

sexta-feira, março 19, 2010

quinta-feira, março 18, 2010

Ar livre

Depois de um dia de trabalho, nada melhor do que desafiar o Zico com um "vamos à rua?" e levá-lo para um espaço onde ele possa correr à vontade.
Claro que eu também aproveito o passeio ao ar livre e tiro umas fotos das pequeninas flores campestres. Sempre dá para matar um pouco a saudade do que eu tanto gosto de fazer: fotografar.





[mais fotos em My Eyes]

quarta-feira, março 17, 2010

Moda nos ginásios neste Verão?

Pessoal, se preparem...

Kibe Loco - Dança do Quadrado

(Há gente para tudo..!)


segunda-feira, março 15, 2010

600 professores pediram ajuda por violência em 3 anos




Nunca a ESCOLA e o ENSINO esteve tão bom...
É um mar de rosas, não há dúvida!

Levantem-me esses rabos dos gabinetes e venham para o terreno!

(ler aqui e ali)



domingo, março 14, 2010

AVALIAÇÃO DE ALUNOS - NOVAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

image001


QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 =


RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18


ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
ANÁLISE :

  • A grafia do número 6 está absolutamente correcta; O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
  • O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
  • Quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da soma pedida.
  • O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical!
  • Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.

AVALIAÇÃO:

Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:

  • A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
  • Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
  • Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
  • Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
  • Em consequência, podemos atribuir-lhe um 'EXCELENTE' e afirmar que o aluno 'PROGRIDE ADEQUADAMENTE'.

(Sem Comentários…!)

sábado, março 13, 2010

13 de Março



DESCRIÇÃO Estamos a 13 de Março, o dia em que em 1781 William Herschel descobriu Urano. Em 1966, foi fundada a UNITA, e em 2004 três ingleses acabados de ser libertados da prisão de Guantánamo denunciaram que tinham sido torturados, perseguidos e obrigados a assinar confissões falsas durante a detenção. Nascidos a 13 de Março: Mircea Eliade e André Téchiné. Neste dia, em 1976, os Four Seasons chegaram ao nº 1 do top com "Oh what a night".

João Pedro de Andrade


Hoje, João Pedro de Andrade faria 108 anos.

Quem é/foi João Pedro de Andrade?

Apenas o "conheci" já como o nome escolhido para Patrono da escola onde trabalho.

Até essa altura, nunca tinha ouvido falar do senhor, mas afinal, eu nem sou da sua terra natal. Caí cá de pára-quedas, que é como quem diz, vim para cá trabalhar.
Quando era coordenadora da biblioteca da escola, tive o privilégio de conhecer a família do escritor, na altura composta pelas duas filhas e o genro. Foram várias as cerimónias que aconteceram na época ( isto há 8 ou 9 anos), incluindo a divulgação das suas obras, a celebração das datas do seu nascimento e sua morte, enfim, motivos suficientemente importantes para que esses dias fossem um marco na escola que tem o seu nome.
Gostei de conhecer, pessoalmente, algumas pessoas de Ponte de Sor, que apenas conhecia de vista e foi nessa altura que descobri a faceta literária de Raúl Cóias (ver aqui), que, além de ter sido meu colega na antiga Escola Secundária, era também o representante da Câmara Municipal.
No entanto, tudo vai perdendo a sua importância e hoje, João Pedro de Andrade não passa de um nome que vem a seguir ao E.B.2,3...

Mas voltando ao assunto, João Pedro de Andrade, hoje nome da E.B. 2,3 de Ponte de Sor, foi um...

... "Autor dramático, ensaísta, crítico literário nascido em 1902, em Ponte de Sôr, e falecido em 1974, em Lisboa. Frequentou o curso comercial do Ateneu de Lisboa e exerceu a profissão de contabilista. Manifestou, no domínio da crítica teatral e literária, nas páginas de O Diabo, Seara Nova, Diário de Lisboa, Comércio do Porto e Diário Popular, um sentido de independência e de acuidade crítica face às polémicas literárias surtidas, entre o fim dos anos trinta e o início dos anos quarenta, da dissensão entre os grupos neo-realista e presencista. João Pedro de Andrade colaborou simultaneamente na Presença (devendo-lhe, com a publicação, em 1939, da peça Continuação da Comédia, a sua revelação como dramaturgo) e na Seara Nova. Autor de um trabalho de referência sobre a vida e obra de Raul Brandão, na crítica e na dramaturgia, a obra de João Pedro de Andrade resulta da tentativa, nem sempre compreendida pelos contemporâneos, de conciliar o colectivo e o individual, a finalidade social da arte com a qualidade estética da obra artística, o empenhamento com a profundidade da análise psicológica. É ainda tradutor de vários autores franceses, com especial destaque para a tradução do teatro de Camus.

Bibliografia: A Outra Face da Vida, 1934; Continuação da Comédia, 1939; Teatro, 1941; Transviados, s/l, 1941; O Saudoso Extinto, 1947; A Inimiga dos Homens, 1951; Cegos, peça em 1 acto, Sá da Bandeira, 1963; O Diabo e o Frade, Lisboa, 1963; A Comédia: O Teatro Que Ri, Lisboa, 1993; Castelos..., Lisboa, 1923; A Hora Secreta, Lisboa, 1942; O Problema do Romance Português Contemporâneo, Lisboa, 1942; A Poesia da Moderníssima Geração, Porto, 1943; Raul Brandão, Lisboa, 195- " (in, INFOPÉDIA)





[Aniversário de SEARA NOVA]

sexta-feira, março 12, 2010

Regressando a casa

Ontem foi dia de formação PPEB, ou seja, do novo Programa do Português.
Tudo bem. Saio da escola, vejo caras novas, conversas e opiniões (um pouquinho) diferentes.
Ontem fui sozinha para Portalegre, o que não me custa nada, porque SEMPRE gostei de guiar. Sabe-me a liberdade, a fazer o que sempre fiz e me permitiu sentir dona do meu nariz.

O dia anterior tinha sido cinzento, mas ontem, quando saí da formação, depois das 18:00, tive uma surpresa muito agradável: Portalegre estava iluminada com uma luz alaranjada, com o reflexo dum pôr-do-sol LINDO, com uma cor como eu creio nunca ter visto.

Confesso que, mais do que chegar a casa, a minha pressa era de chegar a um ponto da estrada onde pudesse parar para tirar umas fotos. Precisava de registar o momento, aquelas cores, aquele sol redondo, brilhante, rodeado de nuvens laranja e cinzentas. Porque são momentos como estes, que nos fazem esquecer um pouco os outros que teimam em nos fazer sentir mal.

Lindo, lindo, lindo!




quinta-feira, março 11, 2010

Estou cansada

DSC07519




Estou cansada!

Sinto-me cansada!

Física e psicologicamente.

quarta-feira, março 10, 2010

10 de Março



DESCRIÇÃO Estamos a 10 de Março, o dia em que começou a revolta dos tibetanos contra a ocupação chinesa. Em 1876 Alexander Graham Bell fez a primeira chamada telefónica. Em 1927 saiu o primeiro número da revista Presença. Em 2000 o índice NASDAQ atingiu um recorde. Nascidos a 10 de Março: Domingos Sequeira, António Pedro Vasconcelos e Sharon Stone. Em 1979, Gloria Gaynor chegou ao nº 1 do top com I Will Survive.

segunda-feira, março 08, 2010

8 de março



DESCRIÇÃO Nascem os heterónimos de Fernando Pessoa; criação da bolsa de Nova Iorque; início das comemorações do dia internacional da mulher. Nasceram João de Deus, Ruy Cinnatti e Fátima Lopes. Bob Dylan e "Just like a woman".

Um belíssimo Cordel para homenagear o Dia Internacional da Mulher

Como não podia deixar e ser, o Gilbamar fez um poema dedicando-o, não só à sua mulher (a quem deve dedicar todos os poemas que escreve…), mas à MULHER , no sentido lato da palavra.

Será um poema diferente, original. de um dos amigos “de longa data”, ou seja, desde o início deste meu blog.

Obrigada, Gilbamar!


“Não posso definir o tudo
não devo conceituar a flor
não tento explicar o sorrir
não entendo muito de dor
mas esse conjunto requer
as doces forças da mulher
na forma compacta do amor

Porque mulher é essa junção
de um paraíso com o céu
contudo ao mesmo tempo
sofre as agruras do fel
e mesmo sendo carinhosa
gentil, nobre, amorosa

recebe o amargo e dá o mel

Esse amargor de que falo
é tão inerente ao seu viver
já lhe nasce no coração
é bem intrínseco ao seu ser
de ser boa e altruísta
tal criatura benquista
mas que nasceu para sofrer

Não amarga as horas a mãe
aflita, o filho demora,
e fica em sua cabeceira
se doente e quando chora
não é seu corpo alimento
quando do aleitamento
dia e noite, a qualquer hora?

Carrega a vida no ventre
durante quase um ano
quantas são as consequências!
seu corpo se transformando
mil exames para fazer
só o que importa é o seu bebê
não quer nele desengano

Impossível imaginar
ao homem não é dado isso
quais são as dores do parto
e esse forte compromisso
da mulher com o nascimento
mesmo que trilhe tormento
troca a dor pelo sorriso

Assim o tudo não defino
a flor não devo conceituar
o sorrir explicar não tento
sobre dor não quero falar
pois não entendo de nada
somente à mulher foi dada
a graça do amor no olhar

Também nos gestos, nos atos
na sua maneira de ser
pois a mulher, esse fascínio,
veio ao mundo embevecer
do céu anjo enviado
foi o homem abençoado
com a dádiva de a conhecer

Um dia só não lhe basta
todos os dias merece
oito de março, tão pouco
ela tudo oferece
são dela todos os dias
em noites quentes ou frias
sorrindo nos embevece

Parabéns lindas mulheres
para vocês meu respeito
com devoção meu afeto
desculpe os meus defeitos
queria homenagear
mas, tímido, não sei falar
pobre poeta sem jeito.”

(Trazido daqui…)

domingo, março 07, 2010

A escola de Mirandela falhou. Morreu uma criança no exacto momento em que devia estar numa aula


Pergunto-me quantas crianças precisarão de morrer, ou quantos acidentes deverão acontecer, até que as escolas se sintam responsáveis pelas crianças que saem do espaço escolar, nas horas em que deveriam estar dentro de uma sala de aula. E falo com conhecimento de causa.
A quem serão pedidas responsabilidades?

O título pertence ao ProfBlog e mais uma vez o Ramiro Marques põe o dedo na ferida.

"A missão principal da escola é ensinar o que merece ser ensinado. Mas a primeira missão da escola é garantir a integridade física dos alunos.

Quando a escola não cumpre a sua primeira missão, não está em condições de assegurar a sua missão principal. Uma escola que não garante a integridade física dos alunos falha em toda a linha. Há muitas escolas públicas do País que não conseguem garantir a sua primeira missão. E, claro, ficam impedidas de assegurar a sua principal missão. (ler mais...)"

Amanhã, às 11:00, um minuto de silêncio em todas as escolas. Em memória do Leandro. Contra o bullying!



Retirei do ProfBlog, já que é um assunto que merece todo o nosso apoio, todo o nosso respeito e todo o tempo que a ele dediquemos.
Não é um assunto daquela escola, não é um assunto daquela criança ou daqueles pais. Diz respeito a todos nós e a todas as escolas, professores, alunos, pais... País!



Pode ser o anúncio do ano....

quinta-feira, março 04, 2010

Os alunos poderão estudar pelos telemóveis

Hoje fiquei "embasbacada" a olhar para o rodapé que ia passando na TVI, ao ler que os alunos iriam passar a estudar pelos telemóveis. Numa reunião na escola falei no assunto e gerou-se aquele burburinho natural de quem acha um absurdo, "onde é que iremos chegar?", gargalhas para ali, sussurros para acolá...

Na formação para os novos programas do Português, já tinha ouvido falar da importância do telemóvel para os jovens e na necessidade de nos adaptarmos à nova linguagem curta dos sms.

E eis que, ao dar as minhas voltinhas "bloguisticas" e "Buzzisticas" encontro no ProfBlog a confirmação dos boatos e do "diz-se que...":

Porto Editora disponibiliza resumos de obras literárias em telemóveis

A Porto Editora, pioneira na produção de conteúdos didácticos digitais, começou a disponibilizar os resumos das obras Felizmente Há Luar e Memorial do Convento em telemóveis.

Os conteúdos da colecção Resumos Mobile foram organizados por professores especializados e desenvolvidos para iPhone e para telemóveis com sistema operativo Symbian S60 (por exemplo, Nokia N73, N78 e N95), sendo compatíveis com iPod touch e iPad. Fonte: Educare

Em breve, a Porto Editora vai disponibilizar resumos para telemóvel da Mensagem, Lusíadas, Frei Luís de Sousa e Maias.

1205455591_f

Os conteúdos podem ser comprados numa Apple Store, no website daPorto Editora ou na versão mobile alojada em MobilPortalPortoEditora.

Um anjo no Céu


Tinha 12 anos e tinha medo
E tinha um pesadelo
E um pântano no olhar
E o corpo numa grade
E a alma numa cela
E o sonho de um rio
Onde o medo se afogasse.
Tinha doze anos e uma escola
Que lhe ceifava as asas
E o fechava nesse medo
Que tinha e tinha doze anos!
"Tão jovem! Que jovem era?
Agora que idade tem?"
Chamava-se Leandro e era pequenino
Com um pavor tão grande
Que se abraçou às águas
No rio triste que o acolheu
Para o libertar do pântano
Onde o medo lhe tolhia
O respirar de cada dia.
E voou...
Que céu te acolhe, Leandro?
Que escola te matou?

terça-feira, março 02, 2010

Badain Jaran, o Deserto dos Lagos Misteriosos


O problema é que nem o Euromilhões, nem o Totoloto, nem nada parecido quer alguma coisa comigo.
O que é que eu faria? VIAJARIA para todos os cantos do mundo.
Esse é o meu maior sonho e, embora nem me possa queixar muito, porque já dei as minhas voltinhas, a verdade é que não fiz nada nem vi nada, se pensarmos na imensidão que é o nosso mundo. E o tempo que é tão pouco e passa tão rápido.
Onde iria? A todo o lado, começando pelos lugares mais recônditos, mais naturais, com as civilizações mais diferentes da nossa, com os costumes mais diversos... bem longe da dita paisagem muito organizada (ou desorganizada, conforme os pontos de vista).
Por exemplo, seriam capazes de se imaginar num lugar como este do deserto? E que tal uma voltinha pela Antártida?
Eu sei lá onde iria...

E como escreveu a Teresa no comentário, alguém disse:
"Ainda não estive em todo o lado, mas está na minha lista!"

Badain Jaran O Deserto Dos Lagos Misteriosos
[vejam em "full" e o efeito é muito maior...]

2 de Março



DESCRIÇÃO A 2 de Março de 1498 Vasco da Gama chegou à ilha de Moçambique. Em 1956 a França reconheceu a independência de Marrocos. Em 1965 estreou o filme Música no Coração. Em 2004 um relatório da ONU deu a saber que as equipas de inspecção de armamentos não tinham encontrado provas de que o Iraque tivesse armas de destruição maciça. Nascidos a 2 de Março: Daniel Craig, Lou Reed, Mikhail Gorbachov. Neste dia, em 2009, morreu Nino Vieira. Em 1988, os U2 receberam um grammy pelo álbum The

*******************************************

Lembro-me tão bem de ver o Música no Coração..!
Era miúda e adorei toda a música. Aliás, ainda hoje sou capaz de trautear as canções que fizeram parte do final da minha meninice.
E tenho o LP, claro!