terça-feira, outubro 05, 2010

Dia do Professor

"Comemorar (...) o quê?

Um corte nos salários dos professores que vai de 3,5% a 10%? 5out_2_230_290

Uma avaliação de desempenho que estimula os projectos da treta, o compadrio, o faz-de-conta e a palhaçada em que se transformou a escola socialista?

Um modelo de gestão escolar que coloca os directores na dependência directa de comissários políticos ao serviço do partido do Governo? E que faz deles também comissários?

Um política educativa que mantém, e em certos casos agravou, o número de professores que não dão aulas e se dedicam a funções de comissariado político nas direcções regionais de educação e nas equipas de apoio às escolas?

Hoje é um dia triste." (in ProfBlog)


bar-books


No entanto, também há coisas boas, se conseguirmos “escavar” bem EscolaAlunos_Professorfundo e lembrarmos alguns dos momentos que passamos com os nossos antigos alunos. Não tantos, como já tive a oportunidade de viver com alguns dos que hoje já são homens e mulheres da nossa sociedade, e que me fazem olhar para trás com saudade. Mas, de qualquer maneira, ainda há alunos que me fazem pensar que vale a pena.
Muitas das vezes, os problemas que surgem, nem estão directamente relacionados com os alunos. Muitas das vezes, são os aspetos burocráticos, as politiquices, o cinismo que impera no nosso local de trabalho, a má vontade das pessoas, a pequenez de quem passa ao nosso lado… que nos fazem entrar em rutura com o sistema e a angústia começa a tomar conta de nós.
Aqueles que dão aulas, conseguem passar ao lado de tudo o que é “ruído” no dia-a-dia de uma escola. Mas aqueles que gostam (ou já gostaram mais) do que fazem e se levantam, de manhã, com o propósito de “ensinar alguém a pescar”, é com tristeza que veem o que se está a passar na Educação no nosso país e nas nossas escolas.
Isto não é nada, por mais que queiram pintar tudo de dourado!

professor-gif

1 comentário:

  1. Apesar de tudo isso, apesar de saber que estás coberta de razão, apesar de sentir também que a vida dos professores está uma lástima, sei que amas a tua profissão e tenho a certeza que mereces um grande beijo de parabéns.Espero que continues a pensar que mesmo assim vale a pena ser professora. Virá o dia em que vós professores voltareis a ter orgulho na vossa profissão. Acredito sinceramente nisso! Muitos beijinhos
    Emília

    ResponderEliminar