domingo, outubro 31, 2010

Conferência PROALV 2010

DSC09262

No dia 28, em representação da nossa escola, eu e uma amiga, participámos na Conferência de Valorização 2010, Uma Vida a Aprender, que aconteceu no Palácio Conde d’Óbidos, em Lisboa, promovida pela Agência Nacional para a gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Foi uma oportunidade de partilhar momentos com pessoas que, tendo o mesmo espírito de aventura, a mesma vontade de fazer mais alguma coisa do que simplesmente dar aulas, a vontade de partilhar o nosso país, a nossa cidade, a nossa escola, e de incentivar os nossos alunos ao conhecimento da restante Europa que os rodeia, estiveram no mesmo lugar para partilhar todas essas experiências e todas as boas práticas exercidas em cada uma das instituições presentes.

Poderia dizer-se que seria mais um daqueles encontros como tantos outros a que já assistimos, mas, de facto, até nem foi. O local escolhido, a forma como foi organizado , as pessoas presentes, tornaram o dia diferente e muito agradável.

Não estavam presentes apenas Escolas Básicas ou Secundárias, mas também representantes de várias Instituições do país, como seja, entre outros, o Professor da Esc. Sup. de Educação – Instituto Politécnico de Setúbal, a Coordenadora Institucional Erasmus da Universidade de Coimbra, o Coordenador do Projeto de Mobilidade Leonardo Da Vinci (Gestor da Empresa de Inserção na Associação de Reabilitação e Integração Ajuda_ARIA) e a Técnica Superior na Direção de Serviços de Relações Internacionais do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE). Ah! e não posso esquecer a presença dum “jovem” de mais de 70 anos que, depois de reformado, se iniciou nestas andanças. Refiro estas pessoas, por termos participado na mesma mesa redonda – Mobilidades.

Por incrível que pareça, e tendo em conta a diversidade de Instituições, bem como os projetos e temas apresentados, é engraçado como as reações, dos colegas dos estabelecimentos, se mostram semelhantes, perante o facto de haver quem goste de participar nas Parcerias, nas Visitas de Estudo do Programa Transversal, nos Cursos de Formação Contínua… “Lá vão eles passear” parece ser a frase preferida de todos, sem terem em conta o trabalho despendido ou o que de bom, para todos os alunos e professores, daí advém.

Durante o dia, as conversas eram como as cerejas e os temas iam deslizando de uns para os outros, com a maior das facilidades. Tal como acontece em cada Encontro Comenius, o informal instalou-se e a partilha do que cada um tem vivido aconteceu durante as sessões, durante o almoço e até dos coffee break.

Houve ainda a Cerimónia de entrega do Prémio do Selo Europeu a uma escola do norte, que desenvolveu um projeto, que teve a finalidade de combater a escolha de uma única língua – o inglês – no secundário, e a elaboração conjunta, entre as disciplinas de História e Francês, de um trabalho sobre a nossa História, mas apenas em francês. Achei uma iniciativa muito interessante, válida e muito bem premiada, tendo em conta que, cada vez mais, os alunos escolhem a língua espanhola quando iniciam o 3º ciclo, em detrimento da língua francesa. Eu sei o que isso é, pois, apesar de ser professora de Francês, há muitos e muitos anos que só ensino o Português.

Para finalizar, foi-nos oferecido um momento para ouvir, com uma orquestra de crianças de várias etnias, que aprendem música sem pensarem nas diferenças nem na exclusão social que tanto se fala, não esquecendo 2010 - Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social.

DSC09281                   DSC09201

DSC09258      DSC09260

DSC09196    DSC09232

DSC09270     DSC09273

1 comentário:

  1. Deve ter sido muito proveitoso esse encontro.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... e MEU CADERNO DE POESIAS, desejam uma boa semana para você.
    Saudações Educacionais !

    ResponderEliminar