quinta-feira, novembro 05, 2009

O Dia da Saia Justa

Ainda a propósito dos poste sobre os professores e o que eles continuam a sentir, cada vez mais, sobre o que se passa nas escolas, a Hermínia, das Comunicadoras, mandou-me o link para o YouTube, que mostra bem até que ponto o stress pode levar qualquer pessoa. Por vezes, basta um clique para que tudo aconteça.
É o trailler de um filme, mas... cuidado!

O mais engraçado é que, conversando, no MSN, com um colega francês, apercebi-me que a angústia dos professores não tem fronteiras e, lá como cá, a Educação também está a passar uma "fase má" e os professores estão debaixo de fogo. As condições nas escolas não são as melhores, as relações humanas andam em baixo de forma e, cada vez mais, se sente que as escolas, em vez de serem o local de aprendizagem, de convívio, onde TODOS os intervenientes se possam sentir bem em todo o processo que aí se desenrola, não são mais que armazéns de crianças, onde os pais os descarregam para que alguém os eduque e tome conta, de forma a que se sintam descansados por estarem a desempenhar o seu dever cívico.




Protagonizado por Isabelle Adjani, O Dia da Saia é um drama sobre uma professora, Sonia Bergerac, vítima de descontrolo emocional causado pelo stress incutido pela indisciplina dos seus alunos. Um dia descobre na sala de aula uma arma a sair de uma mochila, toma-a e, à falta de melhor solução, usa-a para controlar os alunos e poder tentar dar a matéria. Um drama intenso que nos apresenta um rol de problemas habituais nas escolas francesas, mas também nas portuguesas, como indisciplina, abusos sexuais, racismo e até violência para com os docentes.

Um filme que aborda de uma forma provocativa, de tão realista, os problemas que os professores enfrentam no seu dia-a-dia na formação das nossas gerações futuras.

2 comentários:

  1. A minha amiga teve uma excelente ideia ao mandar-lhe este filme; é um problema sério o que se passa nas escolas do mundo inteiro; explicações para isto são muitas e para jovens como estes já há pouco a fazer, infelizmente. Saia justa fez-me lembrar da expressão que usam no Brasil « estar nuam saia justa », querem dizer estar num aperto, no sufoco, estarem sem saída. Aplica-se bem neste caso. Parabéns pelo tema. Beijinhos e um bom fim de semana.

    Emília

    ResponderEliminar
  2. A maioria das pessoas não tem ideia do que é estar perante um grupo de adolescentes desmotivados e mal educados, que querem fazer a escola sem fazer nada a não ser chatear. Eu sei o que é. Hoje, um dos meus alunos do CEF incendiou uma palmeira só porque sim, na escola. Eu compreendo essa professora. Uma diferença: eu já não me importo se eles não aprendem.
    Bjs

    ResponderEliminar