quarta-feira, outubro 28, 2009

Dia Mundial da Terceira Idade

Ser idoso pode ser, e deveria ser, uma fase linda das nossas vidas.
Temos toda uma vida cheia de experiências que a enriquecem e, normalmente, quando a família é unida, há todo um partilhar dessas mesmas experiências.
Só que nem sempre as coisas são desse modo e, infelizmente, a falta de saúde ou de família que acompanhe este estágio da vida, podem tornar muito penosos os últimos anos de quem tudo deu, quando era mais novo.
De repente, parece que nada do que se aprendeu interessa para o mundo; nada do que se fez tem importância... e quantos são os que estão abandonados em lares, sem ter uma só pessoa de família que pergunte como ele está.
Como eu sinto orgulho daqueles idosos que conseguem transmitir a sua sabedoria, as suas vivências, apesar da sua idade já adiantada... E o que dizer das pessoas com mais idade, que ainda se inscrevem em cursos de pintura, na Universidade Senior e em toda uma série de actividades que lhes permitem envelhecer com suavidade, adquirindo sempre novos conhecimentos e enriquecendo, cada vez mais, as suas vidas.
Mas o que fazer quando, na terra onde vivemos, não há nada para pessoas de certa idade?
That's the big problem...!

Este vídeo já aqui apareceu antes, mas lembro que na altura fiquei tão emocionada ao vê-lo, que resolvi colocá-lo aqui de novo.


1 comentário:

  1. Emocionou-me este filme e acho que todos nós precisamos de o ver muitas vezes; Sabe, eu penso que a nível de apoio à terceira idade através de instituições , lares de dia, U seniores,apoio ao domícilio, lares, temos melhorado bastante, embora ainda haja muita coisa a fazer; o que realmente me choca e me faz pedir à vida para nunca ser asim, é ter piorado muito o descaso dos filhos para com os seus idosos. Há certos casos em que os idosos têm de frequentar o lar, ou só de dia, ou também de noite, porque não há outra solução e, quando assim é os idosos sentem-se felizes , pois continuma a ter o carino dos filhos e netos; o pior é quando eles sabem que foram para lá porque se tornaram um estorvo e são abandonados por completo pelos seus queridos; isso sim, fá-los sofre e morrer mais depressa; eu sempre peço para que a vida me conserve as ideias que hoje tenho e que nunca permita que eu perca a lucidez ao ponto de abandonar quem fez tudo por mim. Muito obrigada, amiga pelo tema.Um beijinho
    Emília

    ResponderEliminar