quarta-feira, outubro 14, 2009

De volta da Turquia

Para quem me conhece, deve estar bem admirado(a) pela ausência de notícias minhas sobre a ida à Turquia e/ou algumas fotos ilustrando o que por lá se passou.
É realmente de estranhar, mas o trabalho tem sido tanto, para recuperar os dias em que não estive na escola, que, confesso, não me tenho sentido na disposição certa para escrever sobre algo que me deu tanto prazer.

Esta ida à Turquia foi, em tudo, diferente da que aconteceu em Abril, embora tenha começado onde a outra terminou: Istanbul.
Já antes referi que este é um dos meus países preferidos, por isso, o regresso àquelas terras aconteceu com a mesma euforia como se fosse a primeira vez.
Istanbul foi o meu sonho durante muito tempo e ainda há muito para visitar, por isso, cá estou eu para comprovar que "não há duas sem três". Ora com duas já foram, fico à espera de lá voltar para a "três".
Porém, verdade seja dita, a sensação foi diferente, talvez porque houvesse muito mais turistas por toda a cidade e por todo o lado. Nem a chuva os demovia de visitarem a AyaSofya ou a Cisterna ou a Galata Tower, ou... tudo, tudo, o que de maravilhoso há para se visitar naquela cidade.

O ponto alto foi o Palácio de Topkapi, onde passámos horas e horas a pasmar com a riqueza e beleza dos objectos e roupas deixados pelos sultões, não esquecendo os maravilhosos azulejos, de Iznik, que fazem parte da colecção do palácio, bem como as inúmeras portas em madrepérola. Acho que só vendo mesmo, porque nem as fotos nem os livros lhes fazem justiça.

Mas o nosso objectivo não era passear nem fazer turismo, pois estavamos ali por causa do Projecto Comenius, sobre o qual já falei antes, noutro poste, e foi uma alegria o nosso encontro com os colegas dos outros países, a maioria dos quais já conheciamos. Rever Inger, da Dinamarca, ao fim de 6 anos (quando terminámos outro projecto) e que eu conheço desde há 9 anos, foi uma certa emoção. A amizade que nos une e que une vários dos elementos do grupo, é uma das coisas boas destes projectos europeus que servem, não só para que os nossos alunos desenvolvam os seus conhecimentos de línguas estrangeiras e o seu conhecimento sobre a Europa, mas também para o estreitar dos laços entre gentes de países de todos os quadrantes deste continente. E se este grupo de professores e amigos é, de facto, fora de série, tanto no trabalho como na partilha de conhecimentos, vivências, costumes!...

Não vou esgotar uma semana em terras turcas num só poste. Logo, logo vou voltar a escrever, pois há muito mais para contar. E quanto a fotos, claro, só terão de ir ao outro blog. Mas não corram já...


1 comentário:

  1. Olá minha amiga querida!!

    Meu sonho é conhecer a Turquia. Penso que é um lugar encantador!!!

    Muitos beijos para você e ótima semana.

    ResponderEliminar