terça-feira, junho 29, 2010

110 anos de Saint-Exupéry




Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry nasceu a 29 de Junho de 1900, em Lyon e morreu a 31 de Julho de 1944. Faria hoje portanto 110 anos.

Talentoso escritor e ilustrador, pouca gente sabe que foi piloto da Segunda Guerra Mundial. A sua obra mais conhecida é "Le Petit Prince", escrita em 1943, adorada ao longo de gerações por novos e velhos, pois trata-se de uma alegoria magnífica e intemporal. Esta obra terá sido escrita nos Estados Unidos durante o exílio e tornou-se um romance de grande sucesso de Saint-Exupéry.

"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."
"A perfeição não é alcançada quando não há mais nada a ser incluído, mas sim quando não há mais nada a ser retirado."

"Cada um que passa na nossa vida, passa sozinho, pois cada pessoa é única e nenhuma substitui outra. Cada um que passa na nossa vida, passa sozinho, mas não vai só nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo. Há os que levam muito, mas há os que não levam nada. Essa é a maior responsabilidade da nossa vida, e a prova de que duas almas não se encontram ao acaso."

Antoine de Saint-Exupéry

Em 2007, quando estive em Graz, na Áustria, para um curso, entrei numa grande livraria e, qual não foi o meu espanto, ao encontrar o livro de "O Principezinho", traduzido em várias línguas, incluindo o PORTUGUÊS. O meu orgulho lusitano veio ao de cimo, e aqui fica a foto do momento.

4 comentários:

  1. Olá Romicas!
    Tudo bem? Os trabalhos já devem estar na rota final...

    Olha o Principezinho é um dos livros preferidos do meu filhote e já tem 110 anos!!! que tenha outros tantos!

    Aproveito para te fazer um convite:

    Este Verão, sabe sempre bem algo saudável e nenhum de nós dispensa trincar uma boa fatia de melão ou uma ameixa coradinha. Daí, o blog da Aldeia da Minha vida ( www.aldeiadaminhavida.blogspot.com) decidiu lançar-vos este desafio de descreverem “a Fruta da vossa Região”. E por que não promover a cereja de Resende?

    De 10 a 30 de Julho, vale tudo! Participar com um texto de 25 linhas e 1 foto já não é obrigatório, podem ser criativos e originais à vontade com imagens, vídeos, cartazes, poemas, apresentações de festivais, receitas… (Cuidado! Nada de demasiado extenso!) Dêem asas à vossa imaginação, mostrando assim o que a vossa terra tem de melhor!

    Podem enviar a vossa participação para o mail: aminhaldeia@sapo.pt (de preferência até dia 8).

    Para saber mais, consulte o nosso post: http://aldeiadaminhavida.blogspot.com/2010/06/blogagem-de-julho.html


    Aguardo por noticias tuas.

    Susana Falhas

    ResponderEliminar
  2. Rosa
    É um livro que eu adoro, diz tudo o que é essencial. "Só vemos bem com os olhos do coração".
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. «Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas de amigos, os homens não têm amigos.»

    Precisamos de mais gente que pense assim...

    ResponderEliminar
  4. Romicas,
    Eu e a Daisy, perdemos a conta ao número de livros "O Principezinho" que já oferecemos a jovens e adultos!...
    Sobre o orgulho português: Na Indonésia, nos confins do mundo, um miúdo bateu à janela do nosso carro, com jornais de todo mundo, depois de nos mostrar jornais, alemães, italianos, australianos, Americanos, etc, aos quais iamos dizendo sempre que não, ele perguntou qual o nosso país, dissemos, Portugal!... E não é que o puto rapa de dois jornais Portugueses?!?!... Lá tivemos que os comprar!!!...

    ResponderEliminar