sábado, setembro 12, 2009

Mais uma fase

Não sei se chore, se ria, se bata palmas... ou se me sente, calmamente, a "digerir" o momento em que mais uma fase das nossas vidas é ultrapassada, enquanto que outra tem o seu início.
A minha filha, HOJE, numa cerimónia no Teatro-Cinema, com direito a espectáculo de dança e tudo, recebeu o Diploma referente ao 12º ano. Olhei para ela, enquanto se dirigia aos professores e relembrei outros momentos semelhantes, que já tinha considerado fases ultrapassadas: a entrada na pré, a saída do João de Deus para entrar na E.B. 2,3, de onde só saiu depois do 9º ano, e o ingresso no Ensino Secundário, com o final hoje.
E é HOJE que a pintaínha mais velha sai debaixo das asas da mãe (e do bico do pai, claro), para voar mais longe e eis que vai encetar voos mais altos, cada vez mais longe...
Sairam as colocações no Ensino Superior e... ela lá vai.
É uma lágrimita que cai, porque a filhota está a crescer; é uma lagrimita que cai, porque ela vai seguir a sua vida; é uma lagrimita que cai, porque, tal como ela (e eu, confesso) queria, vai para a cidade que me viu crescer; é uma lagrimita que cai porque ESTAMOS FELIZES.
As memórias surgem em catadupas e dá para ouvir a vozita dela a repetir "SOZINHA!" quando teimava em descer os degraus para voltar a subi-los sem qualquer ajuda. E, de certo modo, ainda é assim, mesmo que, eventualmente, possa "...cair no chão, no joelho fazer um dói-dói ou no nariz um arranhão...".
Mas nós estaremos sempre aqui para limpar a ferida e colocar um penso.

2 comentários:

  1. Foi assim comigo também Romicas, já por duas vezes e depois no casamento e mascimento de netos.Uns ciclos se fechando outros começando e em cada um deles as lágrimazitas caem, umas de nostalgia, outras de felicidade porque os nossos passarinhos aprenderam bem a lição e já sabem voar sózinhos. Bonito texto, amiga. Um beijo
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Emília. Por mais que o desejássemos e... até estivessemos preparados, a verdade +e que nunca estamos.
    Vamos viver um dia de cada vez e esperar que tudo corra bem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar