domingo, maio 10, 2009

Mais uma polémica

Não consigo compreender as pessoas nem aceitar muitas das atitudes que tomam. E não importa se são figuras de Estado, se é o meu vizinho do lado ou mesmo o Papa. Aliás, neste último caso, até acho que as coisas se tornam mais graves.
O facto é que, cada vez que o Papa se desloca a algum país, parece esquecer de preparar a viagem ou antes, quem o rodeia parece esquecer de o preparar convenientemente. E depois surgem as polémicas que, só por acaso, parecem ser sempre por culpa de outrem.
Então, não é que o protocolo se esqueceu de avisar o Papa de que deveria descalçar-se antes de entrar na mesquita?!? Quanto ao rezar, já poderá ser discutível, embora uma mesquita seja um local de culto, não importando a religião ou o modo como se reza (mas esta é apenas a minha opinião, que, em questão de rezas, sou um pouco "suspeita").
Que uma pessoa do povo, como eu, saiba essas coisas e o faça, não é de admirar... Afinal de contas, antes de viajar, procuro informar-me dos costumes e tradições e, em caso de países muçulmanos, sei que há diferenças a respeitar, quer eu possa ou não concordar. Mas eu sei que estou no país de outro povo e, se quero e gosto que me respeitem enquanto cidadã portuguesa, também o faço no país dos outros. Não me custa nada e fico sempre bem.
Ainda agora na Turquia, tive sempre o cuidado de me aperceber o que poderia, de algum modo, ser ofensivo para os que me rodeavam. Nas mesquitas usava um lenço na cabeça, tirava SEMPRE os sapatos à entrada (quem não sabe isto?) e, no final, quando a situação o pedia, sempre acrescentava teşekkür ou teşekkürler (obrigada ou muito obrigada), sem sentir que com isso me estivesse a forçar a alguma coisa. Aliás, mesmo no meu país, faz parte do meu vocabulário, usar o bom dia, boa tarde, se faz favor, obrigada, sem qualquer esforço. Sei que para algumas pessoas isso é um problema enorme, e para os nossos jovens, então, são palavras usadas nos séculos passados.
Pois é, Sr Papa, é melhor informar-se melhor sobre os países que visita, deixar-se "descer" ao nível das outras pessoas, para que não sejamos obrigados a pensar que o catolicismo é uma religião prepotente e com tendências a pensar que é superior às outras religiões.

2 comentários:

  1. Pois é...mas não se esquece de comprar sapatos
    Cardin!

    Pouco respeitador dos costumes e canones das outras religiões...má escolha feita pelos seus pares para suceder ao anterior Papa!

    Para não referir outras "aberrações" por ele proferidas.

    um beijinho

    Olinda

    ResponderEliminar
  2. Realmente, isto é o que acontece quando pensamos que somos superiores às outras pessoas,que não vivemos segundo as mesmas regras. Em contrapartida, quando estamos habituados a ser tolerantes e atenciosos, somo-lo naturalmente em qualquer país, em qualquer situação.Infelizmente, há muitos líderes religiosos, de vários credos, que dão o exemplo contrário.

    ResponderEliminar