sábado, maio 09, 2009

As cores e os cheiros da Turquia

Nesta minha saída por terras gregas e turcas, várias foram as coisas que me agradaram. Umas mais que outras e confesso que, talvez por ter visto mais a pormenor, a Turquia ficou-me mais marcada e espero, de facto, poder lá voltar. Ainda ficou tanto para ver...
Em Istanbul, bem como em Bursa, foram as cores e os cheiros que me atraíram, bem como as diferenças culturais que são notórias.
Por isso, e como estou a ver que ainda vou demorar um pouco mais a colocar as fotos no Panoramio, deixo aqui algumas para que fiquem, desde já, com "água na boca".

[Istanbul]


[Istanbul, Grand Bazzar]

[Istanbul, Grand Bazzar]

[Istanbul, Grand Bazzar]

[Istanbul, Mercado Egípcio]

[Istanbul, Mercado Egípcio]

[Istanbul, Mercado Egípcio]

[Istanbul, Mercado Egípcio]

[Istanbul, Mercado Egípcio]

É engraçado que, pensando que estávamos no mercado das especiarias, se poderia imaginar uma confusão de cheiros enjoativos, mas não. Era uma mistura suave, agradável e que, logicamente, nos transportava para cenários bem diferentes àqueles a que, normalmente, estamos habituados. Quase dava para imaginar uma enorme tenda de algum grande "chefe" turco, rodeado dos seus amigos, todos eles a fumarem os cachimbos de água e alguns fumos saindo de lamparinas estrategicamente colocadas para darem um ambiente asiático... (acho que ando a ver muitos filmes...)

[Istanbul, Mercado Egípcio]

[Bursa]

[Para rezar na Mesquita]

[Bursa, Mercado das Sedas]

1 comentário:

  1. Como me apetecia estar agora num destes mercados, a impregnar-me dessas cores, desses sons!

    ResponderEliminar