segunda-feira, maio 25, 2009

Festival Islâmico em Mértola



No fim-de-semana que passou, foi o Festival Islâmico, em Mértola.
É engraçado, que sempre associei esta pequena vila à nossa ida para o Algarve, e nunca tinha imaginado que poderíamos fazer tantos quilómetros para irmos a um Festival. E afinal, foi um sábado muito agradável. Só foi pena que, no restaurante onde almoçámos, tivessem acabado as enguias fritas com arroz de tomate. Hummm, deviam estar saborosas e bem fritinhas... Fiquei com a água na boca.
Bom, o festival trouxe mais um pouco de umas civilizações diferentes das nossa. Mais uma vez, gostei de ver as cores e as gentes, de sentir os cheiros e de ouvir os sons... Tudo diferente do que nós temos no nosso dia-a-dia.
De certo modo, cheguei a sentir-me transportada para o Grande Bazar e para o Bazar da Especiarias, em Istanbul, ainda que em menor dimensão.
O pior de tudo é que eu sou uma péssima compradora e não dou luta aos vendedores. Toda a gente sabe que é "obrigatório" regatear os preços e que, em certos casos, chega a ser uma ofensa não o fazer. Mas, que hei-de fazer, se não está na minha índole dizer que só pago 20 por uma coisa, cujo preço que me pedem é 80...?!? Para isso, quem tem muito jeitinho é o meu filho. Quem diria que, com 14 anos, já regateia como gente grande? E o que é certo, é que conseguiu fazer as compras todas que quis e a uns preços incríveis!
Aconselho a que, se puderem, vão a Mértola no próximo ano. Ou antes, como a minha amiga Célia informou daqui a dois anos, já que este festival só acontece de dois em dois anos. (Obrigada, Célia!)

2 comentários:

  1. Amiga, deve ser esse festival Islâmico. Também não tenho muito jeito para ficar negociando com vendedores, embora sabendo que eles gostam, então já fica melhor a negociação.

    Bjus

    ResponderEliminar
  2. Rosinha, o festival islâmico de Mértola só acontece de dois em dois anos, por isso, só daqui a dois anos será possível lá voltarmos.
    Beijos.

    ResponderEliminar