domingo, dezembro 21, 2008

Recuso-me a deixar que me adiantem o tempo!


Realmente, eu já nem sei o que dizer. Será que estou lenta por viver no Alentejo, ou as pessoas andam a correr feitas loucas, como se tivessem medo de não chegar às épocas próprias dos acontecimentos ou festejos?
Já me acusam de andar saudosista em demasia, mas ainda lembro que, antigamente, o Natal era celebrado e falado em Dezembro, quanto muito, começávamos a tratar das coisas em Novembro. Agora, em Setembro ou Outubro, já só se ouve falar de Natal, já há montras arranjadas com enfeites da época e, na tv, a criançada já é "bombardeada", desde cedo, com os brinquedos para pedir ao Pai Natal. Quando chegamos a Dezembro, andamos cansados, atolados de Natal por todo o lado e por isso o espírito deixou de ser o que era. Consumismo, consumismo, consumismo... E a tal magia?
Bom, mas hoje senti que me saltou a tampa!
Então, mas as "Janeiras" já não são em Janeiro?
Eu explico.
No telejornal da SIC, houve uma reportagem feita em Penalva, mostrando o grupo de "janeireiros" que visitaram as casas e um lar de idosos. Que me desculpem, mas, a não ser que receassem que os ditos idosos não chegassem a Janeiro, não encontro explicação para as Janeiras serem cantadas ainda mesmo antes do Natal. Será que me está a escapar alguma coisa?
Eu queixo-me constantemente que o tempo, qual a fina areia do deserto, desliza por entre os nossos dedos, ou seja, pela nossa vida, sem que o consigamos travar. Mas isto já é demasiado! Recuso-me a deixar que me adiantem o tempo!

7 comentários:

  1. Eu até acho que são com os Reis...Razão teem os alentejanos: chuvas em Setembro, Natal em Dezembro. Mais nada!

    ResponderEliminar
  2. O pior é que já nem o tempo é o que era. Está TUDO misturado.

    ResponderEliminar
  3. Mas o natal só se mistura com as prendad, os afectos, o bolo rei (agora tb rainha), os sonhos, a lareira (agora aquecimento central); importa é que a gente se misture nesta altura; nada de isolamentos, mesmo na serra da lousã...isso tem de ser um isolamento coectivo...

    ResponderEliminar
  4. Nem posso acreditar que no dia 7 de dezembro não figure o meu aniversário!!!! aceito que o do Mário Soares não venha, agora o meu????

    ResponderEliminar
  5. De facto é espantoso!
    Esta pressa em antecipar aquilo que tem o seu tempo próprio é o completo desrespeito pelos idosos.

    Parece que fizeram essa "obrigação" para ficarem despachados dela.

    Não faltará muito que, por este andar, os intimem a respeitar já o jejum quaresmal porque se ficarem à espera do inicio da Quaresma pode acontecer que alguns já o não possam cumprir...

    E porque não levá-los já a passarem bronzeador e obrigá-los a ir à praia? Sim porque no Verão só irão atrapalhar os outros veraneantes...

    Rui Felício

    ResponderEliminar
  6. Tudo tem o seu tempo próprio. Para quê antecipar aquilo que, no seu devido tempo tem um sabor tão especial? :)
    Beijinhos! ;P

    ResponderEliminar