quarta-feira, outubro 15, 2008

Ser professor


"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)


Que pena que hoje, no nosso país, as pessoas estejam esquecidas deste pequeno pormenor.

3 comentários:

  1. Lecionar continua sendo uma das profissões mais nobres entre tantas, vez que são os professores que moldam os cidadãos do futuro.

    Professores e professoras merecem, hoje, a melhor das homenagens.

    ResponderEliminar
  2. Ser professor(a)hoje em dia significa estar sujeito a ouvir faltas de educação e de respeito e confrontar-se diariamente com uma enorme falta de empenho e brio da classe discente. Mas se formos mais longe, vemos a falta de respeito a que também somos sujeitos por parte do ministério que nos regula, não só através do facilitismo a que nos obriga, formando quase iletrados, mas também através da prepotência com que nos trata. Mas ser professor(a) também significa não ter direito a ter família e amigos, pois somos (quando somos) colocados(as) longe de tudo e de todos, ano após ano. Esta situação arrasta-se há décadas, mas temo que se agrave. Fui para a carreira docente por gosto, mas cada vez mais, sinto que estou num barinel e não avisto o Infante D. Henrique com a caravela, para nos mostrar "novos mundos" e novos rumos. Mas tenhamos esperança e continuemos "a levar o nosso barco a bom porto!"

    ResponderEliminar
  3. Não interessa o que os outros pensam.
    Pouca importância tem o que dizem, palavras levam-nas o vento.
    É bom, gratificante fazermos o que gostamos.
    Continua a ser a PROFESSORA que eu acompanho-te no gosto.
    Um beijo da professora amiga

    ResponderEliminar