quarta-feira, outubro 29, 2008

Reflexões partilhadas

"Grãos de areia é o sugestivo titulo deste blog. Desconheço as razões da sua adopção, mas sugere-me umas quantas reflexões.

Ensinaram-me ainda na escola primária que o reino mineral se caracteriza pela ausência de vida. Não sei se isto é inteiramente verdade...

Um grão de areia, só por si, tem a força suficiente para paralisar uma complicada engrenagem em movimento que o Homem idealizou e construiu convencido que lhe tinha dado o sopro da vida.

A união de milhares de grãos de areia constitui uma barreira intransponível às mais poderosas forças humanas que a queiram derrubar.

Em contrapartida essa mesma muralha abre-se e torna-se permeável a tudo o que, com carinho, com ela queira conviver e misturar-se.

Vejam a facilidade com que a água escorre, penetra e se envolve nas suas entranhas numa miscigenação e convivência com os grãos de areia, possível se deles se acercar com leveza e suavidade.

Mas a mesma água já não o consegue, se o tentar fazer recorrendo à força e brutalidade.

O Homem utilizou os grãos de areia quando construiu a ampulheta, instrumento para medir o tempo.

Ao fazê-lo descobriu que os grãos de areia possuem a sua própria energia, inesgotável, e o instrumento funciona sem necessidade de recurso a energias externas, ao contrário de outros aparelhos de idêntica finalidade mais tarde inventados .

E eu pergunto: Energia não é vida?

É por tudo isto que acho que este blog tem tudo para poder singrar, se fizer jus ao titulo que o identifica.

Tem a força indomável e tem a suavidade.

Tem beleza.

Tem energia própria.

Tem vida!

Rui Felício "

2 comentários:

  1. Não podia deixar de colocar estas reflexões do Rui Felício, um dos CAVALO SELVAGEM, que amiúde tem visitado o blog, deixando sempre uma palavra amável e de incentivo.
    Muito obrigada e... vá passando.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Bela reflexão.
    Todos sabemos que as "dunas são como divãs"...

    Abílio

    ResponderEliminar