sexta-feira, outubro 17, 2008

Mental e fisicamente...

Hoje sinto-me particularmente cansada. Mental e fisicamente.
Depois de 8h de aulas com turmas de 26 alunos, tive uma reunião de Departamento para discutir todo este processo de Avaliação de Docentes. Mais cerca de 3h a falar de um assunto que revolta e nos faz pensar que, neste momento, eu queria poder estar em condições para dar aulas aos meus alunos, ensinando-os a crescer para serem adultos correctos, com valores morais e conhecimentos que os fariam ser pessoas felizes. Em vez disso, andamos todos de um lado para o outro, preocupados com o que vamos escrever na alínea a) ou b), o que são "descritores de sucesso"... E agora ainda apareceu o P.I.D.P., mais um documento a ser preenchido no final do ano. Só nos gozam...!!!!!!
Quando será que algum dos "iluminados de gabinete" desce ao terreiro e vem ver o que é a realidade que se vive numa escola, numa sala de aula, à frente dos quase 30 alunos ,que temos em cada tempo?
Esta sensação vai passar, mas é difícil atender o telefonema de um filho que precisa da nossa ajuda e nós só podemos responder que estamos em reunião e vamos chegar tarde a casa... Porque os professores não têm família, não têm compromissos pessoais, não têm desejos ou vontades próprias...
Colegas que estão no início de carreira: procurem novos rumos. Eu já dei 23 anos da minha vida, caso contrário...
Isto amanhã passa! Espero...

2 comentários:

  1. Minha amiga infelizmente é assim como descreves e continuará sendo, porque embora nobre seja tua profissão sem sempre dão a ela o mérito e o valor merecidos.

    Depois de tantos anos, porém, melhor prosseguir..

    Abraços fraternos.

    ResponderEliminar
  2. Nas escolas em Portugal não se ensina porque ensinar "Abre os olhos" e convém a alguns que eles, os Olhos, andem bem fechados.

    Os professores que se deviam dedicar apenas ao ensino são meros joguetes dum sistema que quer "doutrinar" e não "ensinar".

    ResponderEliminar