terça-feira, outubro 28, 2008

Comida Alentejana

Pezinhos de coentrada é um prato típico do Alentejo, servido, normalmente, sob a forma de sopas de pão.

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 2 pezinhos de porco
  • 1 molho de coentros
  • 2 ou 3 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de sal grosso
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (chá) de colorau
  • 2 colheres (sopa) de farinha sem fermento
  • 1 litro de água
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 200 g de pão caseiro (duro)


Preparação:

  1. Salgam-se, de véspera, os pezinhos de porco arranjados (musgados, raspados, bem limpos) e partidos ao meio.
  2. No próprio dia, coze-se os pezinhos em cerca de 1 litro de água.
  3. Faz-se o piso, pisando num almofariz os coentros com os dentes de alho descascados, e o sal grosso. Deita-se o piso num tacho com o azeite e a folha de louro, deixando-se fritar durante 2 a 3 minutos. Adiciona-se a colher de chá de colorau e a farinha mexendo sempre por mais 1 a 2 minutos. Junta-se a água de cozer os pezinhos, e os pezinhos partidos, deixando ferver cerca de 5 minutos para que estes tomem gosto no caldo. Bate-se um ovo inteiro e adiciona-se, mexendo sempre, ficando o ovo em fios. Por fim adiciona-se uma colher de sopa de vinagre.
  4. Serve-se com sopas de pão (fatias de pão rústico e um pouco duro).


Variantes:

  • O caldo em vez conter farinha e ovo, pode ser feito apenas com um destes ingredientes.
  • O acompanhamento de sopas de pão pode ser substituído (numa versão mais urbana) por pequenas fatias de pão frito. Podendo, neste caso, ser servido em prato raso.
(Esta receita é dedicada ao Blog ******EU MULHER******, da Ana, que, neste momento, tem receitas dedicadas ao Coentro)

7 comentários:

  1. Oh meu Deus!!! Muitíssimo obrigada por sua maravilhosa homenagem e também pela receita. Que comida gostosa minha querida, estou babando!!!
    Querida Romica, tenho andado um pouco doente da garganta, por isso não vou poder experimentar essa delícia agora, posso substituir o pé de porco por outra coisa? Se não puder, vou esperar um pouco mais para fazer e me esbaldar.

    O aspecto é realmente divino!!!

    Um grande beijo e mais uma vez obrigada por suas amáveis palavras. Vai meu caloroso abraço de amizade, que um dia espero dar pessoalmente quando for a Portugal, se Deus quiser.

    ResponderEliminar
  2. A Romicas está a fazer concorencia desleal ao Cavalinho Selvagem, que está a organizar uma peregrinação ao Santuário das enguias em Vagos.
    Assim não vale!

    Abraços de Coimbra em Lisboa!
    Para o Alentejo e a sua bela gastronomia.

    ResponderEliminar
  3. Ando a aprender a cozinhar...
    A fome a tanto obriga, especialmente aos fins de semana...
    Vou tentar estragar uns pezinhos de coentrada para aprender.
    É errando que se aprende.

    Rui Felicio

    ( do blog Cavalo Selvagem )

    ResponderEliminar
  4. Por mim, acho que se deve provar tudo, mas, Ri-Ri, confesso que me agradam mais as enguias (principalmente se forem fritas) do que os coentros. Nunca fui habituada a grandes temperos, por isso acabo por não dar o devido valor à comida alentejana. Ah, mas adoro a Sopa de Feijão com Couve, que é um espectáculo!
    Quanto a si, Ana, desejo as suas melhoras para poder, rapidamente, experimentar a nossa comida. E fico à vossa espera cá em Portugal.
    Um beijo para a Ana e para o Ri-Ri e Rui Felício.

    ResponderEliminar
  5. A Romicas podia então apresentar uma receita de enguias fritas para que fosse uma das sugestões em Vagos.
    Rey Vadyo

    ResponderEliminar
  6. Ai que eu estou a meter-me onde não devo...!!
    De enguias só percebo de tê-las no prato, prontinhas a serem comidas. Tenho muita pena de não poder ajudar.

    ResponderEliminar
  7. Quando eu aprender, depois ensino

    Rui Felicio

    ResponderEliminar