sábado, outubro 25, 2008

O meu filhote alemão

Este foi um fim-de-semana movimentado, ao contrário de tantos outros em que nada acontece. Nesses, limito-me a sentar à secretária para preparar as aulas, a corrigir testes, trabalhos, a fazer novos materiais pra usar na aulas da semana... Sei lá, coisas frugais... que qualquer mãe, esposa faz durante o fim-de-semana...! Haverá coisinha melhor?!?
Bom, mas, desde sexta-feira, estes dias têm sido diferentes: o meu filhote alemão, o Jakob, veio visitar-me, trazendo os pais e irmão para conhecermos.
Para quem não sabe quem é o Jakob, é um miúdo fofo e alto, loiríssimo e risonho, que no ano lectivo anterior ficou em nossa casa, durante 3 meses, num programa de intercâmbio. Frequentou o 9º ano na escola onde trabalho, aguentando, heroicamente, tudo aquilo que por lá se passa, num ambiente completamente diferente ao que estava habituado. E acreditem que sei do que falo, porque já estive na escola dele.
Convenceu os pais a virem passar uma semana a Portugal, junto à praia, o que é óptimo para quem gosta de mar e vive a 700km da costa. Vieram ontem até cá, passaram o dia connosco e regressaram, deixando o filho mais velho com a sua família portuguesa.
As diferenças entre os povos conseguem ser enormes e mesmo entre pessoas que vivem num mesmo continente, são visíveis a olhos vistos. E o Jakob teve um desabafo que me emocionou imenso, quando, ao me ouvir cantar o Mamma Mia enquanto cozinhava e os "irmãos" andavam atrás do nosso cachorro e na folia que eles sempre têm, disse "Eu estou sempre feliz aqui!!" . Apeteceu-me dar-lhe um abraço à portuguesa, daqueles que ele já aprendeu a dar, em vez do simples aperto de mão a que está habituado na terra dele.
Amanhã vamos levá-lo à Ericeira, e, claro, lá vai haver baba e ranho à fartazana.
Parece que nunca saiu daqui, embora só cá tenha estado três meses...
Mas vai voltar sempre, porque é o nosso filhote alemão!

8 comentários:

  1. Conheço o teu "filhote" alemão e presenciei a felicidade dele durante os 3 meses que cá esteve o ano passado. Pude também assistir ao seu regresso e vi nos seus olhos azuis, a enorme felicidade que tinha de ter regressado, mas ao mesmo tempo, notei que já estava nostálgico e sentia o que só os portugueses sabem o que significa - saudades! Estes sentimentos só são possíveis porque encontrou de facto, uma família em Portugal - os Martins, que sempre acolhem os seus amigos e todos de braços abertos. Obrigada por tudo!

    ResponderEliminar
  2. Querida Romicas, como é bom fazer novas amizades não? Pelo que vi, você ganhou mais uma familia.

    Beijo!

    ResponderEliminar
  3. Sempre pensei ter 3 filhos e, agora, tenho o terceiro. Já apareceu grandinho, mas consegue ser ternurento como se estivesse connosco desde sempre. Fazer amigos e mantê-los é um dos nossos lemas cá em casa.

    Ah, e continuo a seguir as receitas de salmão, embora ainda não tenha feito nenhuma... (shame on me!!!)

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Costumo escrever no blog Cavalo Selvagem e resolvi vir espreitar este...

    Este texto é de uma sensibilidade tal que não resisti a comentá-lo.

    Para além de que vivo na Ericeira e por isso tenho a certeza de que o Jakob gostará de lá ir.

    Rui Felício

    ResponderEliminar
  5. Também eu não resisti à curiosidade...até porque sou um "bloguista" a tempo inteiro!
    Parabéns pelo belo texto...e pelo que vejo (leio) o nosso Cavalinho Selvagem vai elevar, e de que maneira, o seu ego...com mais esta "cavalinha selvagem" e escrever/comentar no blog.

    Para completar, e se me permite, colocaria umas pinceladas de Monet ou mesmo de um Van Gogh no seu belo texto!


    José Leitão

    ResponderEliminar
  6. Eu testemunhei e experiencei o abraço tuga, k me deitou os óculos de sol ao chão! lol
    Bela história REAL de amor humano, xuac

    ResponderEliminar
  7. Como um dos mentores e impulsionadores do Cavalo Selvagem, congratulo-me em encontrar mais uma cavalinha bloguist a rondar as nossas paragens. Com este divulgar das nossas gentes, espero que tenha muitas espreitadelas neste blog simpatico, por parte desta Cavalagem toda.
    Alvaro Apache

    ResponderEliminar
  8. Correcção:

    Depois de te ouvir a cantar e nos ver a correr ele disse "Oh, I am home now!".
    E sim, tambem me emocionou muito!

    Que saudades do meu irmaozinho alemao! :(

    ResponderEliminar