sexta-feira, outubro 31, 2008

Des (aprender)



Procuro despir-me do que aprendi

Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,

E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,

Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,

Desembrulhar-me e ser eu...


Alberto Caeiro

quinta-feira, outubro 30, 2008

O Corpo Feminino - Paulo Coelho


”Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.

Não temos a menor idéia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer, se tem forma de guitarra... está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas.

As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheiinhas, femininas... essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays e odeiam as mulheres e com elas competem. Suas modas são retas e sem formas e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los.

Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato, são equivalentes a mil viagras.

A maquiagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor.

As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas... porque razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam conosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas, é como ter o melhor sofá embalado no sótão.

É essa a lei da natureza... que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranquila e cheia de saúde.

Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês, porque, nunca terão uma referência objetiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.

As jovens são lindas... mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o atlântico a nado. O corpo muda... cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo.

Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em Setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (
sem sabotagem e sem sofrer); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.

Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos 'em formol' nem em spa... viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos. Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto."

Não gosto destes dias cinzentos...




Num dia tão cinzento e chuvoso como o de hoje, gostei de olhar para este quadro, The Garden de Joan Miró. Não gosto destes dias cinzentos...

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama



Em Portugal, surgem anualmente cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama e morrem aproximadamente 1.500 mulheres com esta doença, o que perfaz uma média de quatro a cinco mortes por dia. O cancro da mama é a segunda causa de morte nas mulheres com idade compreendida entre os 35 e os 55 anos.

quarta-feira, outubro 29, 2008

Reflexões partilhadas

"Grãos de areia é o sugestivo titulo deste blog. Desconheço as razões da sua adopção, mas sugere-me umas quantas reflexões.

Ensinaram-me ainda na escola primária que o reino mineral se caracteriza pela ausência de vida. Não sei se isto é inteiramente verdade...

Um grão de areia, só por si, tem a força suficiente para paralisar uma complicada engrenagem em movimento que o Homem idealizou e construiu convencido que lhe tinha dado o sopro da vida.

A união de milhares de grãos de areia constitui uma barreira intransponível às mais poderosas forças humanas que a queiram derrubar.

Em contrapartida essa mesma muralha abre-se e torna-se permeável a tudo o que, com carinho, com ela queira conviver e misturar-se.

Vejam a facilidade com que a água escorre, penetra e se envolve nas suas entranhas numa miscigenação e convivência com os grãos de areia, possível se deles se acercar com leveza e suavidade.

Mas a mesma água já não o consegue, se o tentar fazer recorrendo à força e brutalidade.

O Homem utilizou os grãos de areia quando construiu a ampulheta, instrumento para medir o tempo.

Ao fazê-lo descobriu que os grãos de areia possuem a sua própria energia, inesgotável, e o instrumento funciona sem necessidade de recurso a energias externas, ao contrário de outros aparelhos de idêntica finalidade mais tarde inventados .

E eu pergunto: Energia não é vida?

É por tudo isto que acho que este blog tem tudo para poder singrar, se fizer jus ao titulo que o identifica.

Tem a força indomável e tem a suavidade.

Tem beleza.

Tem energia própria.

Tem vida!

Rui Felício "

terça-feira, outubro 28, 2008

Inverno...?




Parece que o Inverno resolveu dar um ar da sua graça, mas esqueceu-se de avisar. Entrou sem bater à porta...

Comida Alentejana

Pezinhos de coentrada é um prato típico do Alentejo, servido, normalmente, sob a forma de sopas de pão.

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 2 pezinhos de porco
  • 1 molho de coentros
  • 2 ou 3 dentes de alho
  • 1 colher (sopa) de sal grosso
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 colher (chá) de colorau
  • 2 colheres (sopa) de farinha sem fermento
  • 1 litro de água
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • 200 g de pão caseiro (duro)


Preparação:

  1. Salgam-se, de véspera, os pezinhos de porco arranjados (musgados, raspados, bem limpos) e partidos ao meio.
  2. No próprio dia, coze-se os pezinhos em cerca de 1 litro de água.
  3. Faz-se o piso, pisando num almofariz os coentros com os dentes de alho descascados, e o sal grosso. Deita-se o piso num tacho com o azeite e a folha de louro, deixando-se fritar durante 2 a 3 minutos. Adiciona-se a colher de chá de colorau e a farinha mexendo sempre por mais 1 a 2 minutos. Junta-se a água de cozer os pezinhos, e os pezinhos partidos, deixando ferver cerca de 5 minutos para que estes tomem gosto no caldo. Bate-se um ovo inteiro e adiciona-se, mexendo sempre, ficando o ovo em fios. Por fim adiciona-se uma colher de sopa de vinagre.
  4. Serve-se com sopas de pão (fatias de pão rústico e um pouco duro).


Variantes:

  • O caldo em vez conter farinha e ovo, pode ser feito apenas com um destes ingredientes.
  • O acompanhamento de sopas de pão pode ser substituído (numa versão mais urbana) por pequenas fatias de pão frito. Podendo, neste caso, ser servido em prato raso.
(Esta receita é dedicada ao Blog ******EU MULHER******, da Ana, que, neste momento, tem receitas dedicadas ao Coentro)

La vida es...

segunda-feira, outubro 27, 2008

sábado, outubro 25, 2008

O meu filhote alemão

Este foi um fim-de-semana movimentado, ao contrário de tantos outros em que nada acontece. Nesses, limito-me a sentar à secretária para preparar as aulas, a corrigir testes, trabalhos, a fazer novos materiais pra usar na aulas da semana... Sei lá, coisas frugais... que qualquer mãe, esposa faz durante o fim-de-semana...! Haverá coisinha melhor?!?
Bom, mas, desde sexta-feira, estes dias têm sido diferentes: o meu filhote alemão, o Jakob, veio visitar-me, trazendo os pais e irmão para conhecermos.
Para quem não sabe quem é o Jakob, é um miúdo fofo e alto, loiríssimo e risonho, que no ano lectivo anterior ficou em nossa casa, durante 3 meses, num programa de intercâmbio. Frequentou o 9º ano na escola onde trabalho, aguentando, heroicamente, tudo aquilo que por lá se passa, num ambiente completamente diferente ao que estava habituado. E acreditem que sei do que falo, porque já estive na escola dele.
Convenceu os pais a virem passar uma semana a Portugal, junto à praia, o que é óptimo para quem gosta de mar e vive a 700km da costa. Vieram ontem até cá, passaram o dia connosco e regressaram, deixando o filho mais velho com a sua família portuguesa.
As diferenças entre os povos conseguem ser enormes e mesmo entre pessoas que vivem num mesmo continente, são visíveis a olhos vistos. E o Jakob teve um desabafo que me emocionou imenso, quando, ao me ouvir cantar o Mamma Mia enquanto cozinhava e os "irmãos" andavam atrás do nosso cachorro e na folia que eles sempre têm, disse "Eu estou sempre feliz aqui!!" . Apeteceu-me dar-lhe um abraço à portuguesa, daqueles que ele já aprendeu a dar, em vez do simples aperto de mão a que está habituado na terra dele.
Amanhã vamos levá-lo à Ericeira, e, claro, lá vai haver baba e ranho à fartazana.
Parece que nunca saiu daqui, embora só cá tenha estado três meses...
Mas vai voltar sempre, porque é o nosso filhote alemão!

quinta-feira, outubro 23, 2008

Aperto no peito...





Chuva fina no olhar...
Recordações como ventos...
Refrigério balsâmico da alma!!!

Juli Lima

segunda-feira, outubro 20, 2008

Adivinha o quanto gosto de ti...

Ao ouvir esta interpretação tão simples e com uns acordes tão melodiosos, sinto-me na minha adolescência, quando escrevíamos aqueles versos/quadras que toda agente conhecia, mas que eram tidos como nossos.

domingo, outubro 19, 2008

Momentos... (com telemóvel)














Há momentos, que por mais que digamos que ficam na nossa memória, vão acabar por ser esquecidos. Por isso, eu tento captar cada momento que me faz voltar a olhar para ver qualquer coisa, seja uma paisagem, uma flor, uma pessoa bonita (ou feia, porque não?), um objecto ou... apenas uma nuvem que me faz lembrar um cogumelo atómico ou um arco-íris que aparece de relance.

Mamma Mia!

Parece incrível, mas fizemos (eu, a Célia e a Fátinha) 100km para podermos ver "Mamma Mia!", só que a verdade é que, a tristeza do Cine-Teatro, da terra onde vivo, continua a nem sequer fazer referência a este filme. Não resistimos ao martírio da espera e... fomos.
Bom, foi um espectáculo!!! E, como eu já previa, foi com muita dificuldade que consegui manter-me na cadeira sem bater palmas, cada vez que terminava uma canção. Deve ter sido por vergonha, pois éramos uma meia-dúzia de espectadores, e aí sim, daria um pouco nas vistas. Cantei baixinho aquelas músicas da minha meninice e, palavra, só me apetecia saltar para a tela e dançar com todos eles.
E não é que o Piercezito, até a cantar, consegue ser charmoso? E de onde vem toda aquela agilidade da nossa Merylzita? UAU!!!!!
Mas a noite não foi boa só por isso. Foi muito bom rever amigos com quem já não estava há quase 10 anos. Além disso, pude confirmar como Castelo Branco está uma cidade e pêras...!!!!
Bela tarde e noite de sábado, sim senhor!

sexta-feira, outubro 17, 2008

Mental e fisicamente...

Hoje sinto-me particularmente cansada. Mental e fisicamente.
Depois de 8h de aulas com turmas de 26 alunos, tive uma reunião de Departamento para discutir todo este processo de Avaliação de Docentes. Mais cerca de 3h a falar de um assunto que revolta e nos faz pensar que, neste momento, eu queria poder estar em condições para dar aulas aos meus alunos, ensinando-os a crescer para serem adultos correctos, com valores morais e conhecimentos que os fariam ser pessoas felizes. Em vez disso, andamos todos de um lado para o outro, preocupados com o que vamos escrever na alínea a) ou b), o que são "descritores de sucesso"... E agora ainda apareceu o P.I.D.P., mais um documento a ser preenchido no final do ano. Só nos gozam...!!!!!!
Quando será que algum dos "iluminados de gabinete" desce ao terreiro e vem ver o que é a realidade que se vive numa escola, numa sala de aula, à frente dos quase 30 alunos ,que temos em cada tempo?
Esta sensação vai passar, mas é difícil atender o telefonema de um filho que precisa da nossa ajuda e nós só podemos responder que estamos em reunião e vamos chegar tarde a casa... Porque os professores não têm família, não têm compromissos pessoais, não têm desejos ou vontades próprias...
Colegas que estão no início de carreira: procurem novos rumos. Eu já dei 23 anos da minha vida, caso contrário...
Isto amanhã passa! Espero...

quarta-feira, outubro 15, 2008

Ser professor


"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)


Que pena que hoje, no nosso país, as pessoas estejam esquecidas deste pequeno pormenor.

sábado, outubro 11, 2008

Ah ah ah!!!

sexta-feira, outubro 10, 2008

Rosas



(Ana Carolina)

Ufa...


UFA...!!
Parece que a "doença" passou ou, pelo menos, o meu blog já é de confiança outra vez.
É engraçado, mas a verdade é que dava uma sensação desconfortável quando o abria e lá estava aquela mensagem, como se houvesse alguma coisa contagiosa naquilo que escrevo ou que coloco no blog, mesmo sendo de terceiros.
Já acabou, mas continuo sem saber o que aconteceu. Ninguém disse nada.
Vamos em frente!

quinta-feira, outubro 09, 2008

Blog Spam??????


Por alguma razão, que até hoje ainda não compreendi e ainda não fui informada, o meu blog foi considerado um BLOG SPAM. Já fiz o pedido de avaliação de desbloqueamento (que demoraria 2 dias), mas até agora não recebi qualquer informação nem notificação.
Como não considero que este espaço esteja a violar quaisquer regras dos Termos de Utilização, vou continuar a usar este espaço.
Espero que a informação necessária ainda me seja enviada antes dos 20 dias, após os quais, o blog será, eventualmente, eliminado.
Será que já alguém passou por esta situação?

segunda-feira, outubro 06, 2008

Boa noite...

Hoje só desejo uma boa noite a todos os que visitam o meu blog.

Quando é que vou ver?



Só não sei como me vou segurar depois... com tanta música...

domingo, outubro 05, 2008

Sorri! (Um poema de Luís Costa)

(Dia Mundial do Professor)

"Tenho um coração grande, capaz de amar todas as professoras do meu país.
É para vós este poema."


Sorri sempre, Ana Maria!
Não percas o teu sorriso
Porque é na tua empatia
Que eu vejo a alquimia
E a energia de que preciso!

Sorri sempre, professora,
Com o teu sorriso de lança,
Que a lua já se apavora
E Niké já se incorpora

Na tua aurora de esperança!

Mostra a esta quadratura
O teu sorriso, Maria,

Porque essa tua moldura,
De rebrilho e de ternura,
Vai fazer da noite dia!



Luís Costa (in, http://www.profblog.org )

quinta-feira, outubro 02, 2008

Presa?


Ainda sobre a imagem da espiral, é engraçado como as coisas podem mudar de um dia para o outro, talvez pela própria disposição com que nos encontramos.
Não sei se é porque estou constipadíssima, com o nariz entupido, a espirrar a toda a hora, mas o que é certo é que olho para a espiral e sinto-me presa ao ver todo esse rodopiar que parece que sobe, sobe, só que acaba sempre por "me empurrar" para baixo...
Isto amanhã deve passar...!