segunda-feira, março 23, 2009

Mãe condenada a 100 dias de prisão. Crime: deixou os filhos faltarem à escola durante 100 dias



" Em Portugal, isto seria impossível. E ainda bem. Há exagero nesta sentença. A senhora Carla Wiggington, de 52 anos de idade, mãe de dois filhos menores, foi condenada a 100 dias de prisão por ter sido considerada culpada de negligência na educação dos filhos. Essa negligência contribuiu para os mais de 100 dias de faltas às aulas dos dois filhos durante o ano lectivo de 2007/08. Isto ocorreu em Monterey County, uma cidade da California. Ali, a lei é clara: os pais são responsabilizados pelo cumprimento da escolaridade obrigatória dos filhos menores de idade. E o juiz aplicou a lei. No Reino Unido, pagam multas. Em Portugal, as autoridades escolares culpam os professores, penalizando-os na avaliação de desempenho e acusando-os de serem os responsáveis pelo abandono. É precisamente isso que está no decreto regulamentar 2/2008. É certo que, neste ano lectivo, não se aplica, mas o decreto regulamentar 2/2008, que define o quadro jurídico da avaliação de desempenho, continua em vigor. E o que lá está é que as taxas de abandono têm incidência na avaliação de desempenho dos professores. Verdadeiramente desresponsabilizante para pais e alunos."

in ProfAvaliação

4 comentários:

  1. Salvaguarde-se o exagero da pena. Mas preserve-se o seu principio!

    Por cá, é frequente ouvirem-se alguns pais de crianças questionarem os professores das escolas, quando confrontados por estes sobre a falta de educação dos seus filhos:

    - Não tenho culpa. Vocês estão cá é para isso. Para os educarem!

    Esquecendo-se que a educação começa em casa. A escola apenas tem obrigação de a complementar...

    Rui Felício

    ResponderEliminar
  2. A desautorização dos professores começou pelo Ministério da Educação. Depois admiramo-nos que os Encarregados de Educação agridam os professores à dentada! Não estou a brincar: aconteceu hoje, uma avó de um aluno suspenso agrediu a professora de geografia à dentada! Onde nós chegámos!

    ResponderEliminar
  3. Penso ser dever irrecusável dos pais não permitir que seus filhos faltem às aulas. É bom que o Estado esteja realmente atento a isso e puna com o rigor da lei aqueles que, indiferentes, nada fazem quando os filhos deixam de comparecer às aulas.

    A pena aplicada, a meu ver, foi correta para servir de exemplo.

    Fraterno abraço do amigo Gilbamar.

    ResponderEliminar
  4. Hello! This is Tricia from Pic a Theme & I'm going to send an invitation to you for the blog. Shall I use your gmail address to send it to? Let me know & I'll get you signed up! Thanks!

    ResponderEliminar