Pelos vistos, os professores vão continuar a ser as cobaias de mais um grupo de gabinete, daqueles que muito pouco ou nada sabem do que se passa no campo. E nós que aguentemos com as deliberações burocráticas, de quem, muito provavelmente, até nunca entrou numa sala de aula.
Não admira que, cada vez mais, tenhamos alunos nas salas de aula sem saber estar, completamente imaturos e abebezados... Só quem lida com eles.
O Ramiro Marques conta-nos como é:
"É uma comissão dirigida por Natércio Afonso e composta por: Maria do Céu Roldão, Teresa Leite, Alexandra Marques, Helena Peralta, Cecília Galvão, Isabel Lopes da Silva.
São 7 pessoas. Duas são aposentadas: Maria do Céu Roldão e Isabel Lopes da Silva. Duas são especialistas em educação pré-escolar: Alexandra Marques (Presidente da Associação profissional da Educação de Infância) e Isabel Lopes da Silva (aposentada). Duas são doutoradas em teoria curricular: Maria do Céu Roldão (aposentada) e Helena Peralta. Cecília Galvão é doutorada em educação e é professora na FCUL. Uma é especialista em educação especial: Teresa Leite.
A chefia do grupo está entregue a um doutorado em educação, especialista em administração escolar, Natércio Afonso." (ver aqui)
São 7 pessoas. Duas são aposentadas: Maria do Céu Roldão e Isabel Lopes da Silva. Duas são especialistas em educação pré-escolar: Alexandra Marques (Presidente da Associação profissional da Educação de Infância) e Isabel Lopes da Silva (aposentada). Duas são doutoradas em teoria curricular: Maria do Céu Roldão (aposentada) e Helena Peralta. Cecília Galvão é doutorada em educação e é professora na FCUL. Uma é especialista em educação especial: Teresa Leite.
A chefia do grupo está entregue a um doutorado em educação, especialista em administração escolar, Natércio Afonso." (ver aqui)
Li tudo e não gostei nada. Cada ano que começa vem-me a esperança de que finalmente a principal meta da escola e dos professores volte a ser a de ensinar,de que finalmente entendam que tem que se dizer ao aluno que está na escola fundamentalmente para aprender: o resto as crianças têm de aprender em casa e no convívio com os outros sectores da sociedade. Parece que não é desta ainda. Tantos doutores, tantos especialistas, tantos estudos, tanta papelada e para quê? O professor só precisa de ensinar, mais nada!Sabe o que às vezes me parece? Que não são só os professores que andam atordoados com tantas confusões; os alunos devem andar também completamente perdidos no meio de toda esta bagunça. São um autêntico desassossego as escolas de hoje, não? Um beijinho e até breve
ResponderEliminarEmília
São os do costume, essa gente das Escolas Superiores de Educação, cheios de teorias mas sem noção do que é essencial.
ResponderEliminarNão me augura nada de bom.
Bjs