quarta-feira, julho 22, 2009

É uma vergonha...

Novas Oportunidades A ignorância certificada

"O país encontra‐se com uma taxa muito baixa de escolaridade em relação aos países da EU (União Europeia). Logo há necessidade de colmatar esta situação e, para isso foram criadas “As Novas Oportunidades”, uns cursinhos intensivos de três meses, no fim dos quais os “estudantes”(agora com o nome pomposo de formandos) obtêm o certificado de equivalência ao 9º ou 12º anos. Fantástico, se os cursinhos fossem a sério! ... Perante a publicidade aos referidos cursos, aqueles que abandonaram a escola ou, por qualquer razão não concluíram um dos ciclos de escolaridade, esfregaram as mãos de contentes, uma vez que agora se lhes oferece a oportunidade de obterem um certificado de habilitações que lhes poderá vir a ser útil. E como diz o ditado”mais vale tarde do que nunca”, eles lá se inscreveram. Por outro lado, três meses das 7.00 às 10.00 horas, horário pós‐laboral, uma vez por semana, era coisa fácil de realizar. Coitados daqueles que andam 3 anos (7º, 8º e 9º anos) para concluírem o 3º ciclo!!! Isso é que é difícil! Na rua, no café, nos locais públicos em geral ouve‐se: “Ah! Agora, ando a estudar! Ando a fazer o 9º ou 12º ano! Aquilo é porreiro, pá!” Entretanto, há pessoas com quem contactamos no dia‐a‐dia, mais próximos de nós, o cabeleireiro, o sapateiro, a empregada doméstica, etc. que também nos confidenciam com ar feliz: “Agora, com esta idade, ando a estudar! Ando a fazer o 9º!” E nós, simpaticamente, sorrimos, abanamos a cabeça e dizemos que fazem bem, sempre é uma mais valia… contudo, numa dessas conversas, tentei descobrir que disciplinas constavam do curso, ficando a saber que eram Português, Matemática, Informática e Cidadania para o 9º ano; e indaguei ainda como eram as aulas e a avaliação final.
E fiquei atónita. Em Português o formando teria que escrever a história da sua vida e a razão por que se inscreveu no curso, sendo o texto corrigido aula a aula pela respectiva formadora; Matemática consistia em efectuar cálculos básicos e apresentar, por exemplo, a receita de um bolo e duplicá‐la; para Informática apercebi‐me que seria a apresentação do trabalho escrito e, posteriormente, quem quisesse apresentá‐lo‐ia em “powerpoint”; em Cidadania, os formandos apresentavam os diferentes resíduos e diziam em que contentor os deveriam colocar. A nível de Português ainda foi pedida a leitura de um livro e seu comentário, sendo a selecção ao critério do formando o que deu origem a autores “light”,
nada de autores portugueses de renome; a acrescer a este comentário teriam também de fazer a apresentação crítica a um filme e a uma reportagem. Todos estes elementos seriam entregues num dossier, cuja capa ficaria ao critério de cada formando. Três meses passaram num abrir e fechar de olhos, por isso um destes dias, enquanto aguardava a minha vez para ser atendida no consultório médico, fui brindada com o dossier do curso da recepcionista e respectivo certificado de 9º ano. Engoli em seco aquelas páginas recheadas de erros ortográficos e de construção frásica, desencadeamento de ideias e falta de coesão, (…), entremeados por bonitas fotografias; na II parte, umas contitas simples e duas tábuas de multiplicação; e em Cidadania, os contentores do lixo coloridos com a indicação dos resíduos que se põem lá dentro. Em seguida, com um sorriso muito branco (nem o amarelo consegui!) e, como bem educada que sou, felicitei a dona do dossier cuja capa estava realmente bonita, original, revelando bastante criatividade e ouvi‐a alegre dizer: “A formadora disse‐me que tinha hipóteses de fazer o 12º ano. Logo que possa, vou fazer a minha inscrição!” Fiquei estarrecida, sem palavras para lhe dizer o que quer que fosse. “As Novas Oportunidades” são isto? Está a gastar‐se tanto dinheiro para passar certificados de ignorância? Será que todos os formadores serão iguais a estes? E o 9º ano é escrever umas tretas e ler um Nicholas Sparks e um artigo da revista “Simplesmente Maria”? E o 12º ano será a mesma coisa (queria dizer chachada) acrescida de uma língua? Continuando assim o país a tapar o sol com a peneira, teremos em poucos anos a ignorância certificada!"

Marta Oliveira Santos – Licenciatura em Filologia Românica; colaboradora de várias publicações.
(in, Correio da Educação)

3 comentários:

  1. Querida Romicas

    Quer queiras, quer não, o Futuro do ensino vai ser uma eterna Nova Oportunidade. Isto que foi aqui contado será a regra, nunca a excepção.

    Só gostaria de estar cá no Futuro... Talvez numa cápsula do tempo...

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  2. Pois eu acho que a ignorância certificada já chegou a muito tempo, basta ver o nivel cultural e curricular dos nossos alunos. Verdadeiras perolas, enfim.
    Mas este é de facto um assunto pertinente que merece uma reflexão séria. Mas como vivemos no país das maravilhas pelo menos para este Governo, tudo muito bem.

    Cumps
    Pedro

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  3. Olá amiga. Infelizmente há muito que as normas do ministério da educação são feitas pensando nas estatísticas. É só ver o facto dos miúdos não poderem reprovar e os pobres dos professores terem de aguentar crianças com níveis diferentes na mesma sala. Eu conheço um menina que deveria ter reprovado pelo menos na 2º ano; se isso tivesse acontecido seria uma aluna optima, mas, isso não aconteceu no 2º, nem no 3º, nem no 4º..; vai essa criança para o quinto sem saber nada; eu ajudei-a no ano passado..., é esperta, mas não tem bases; pensei que reprovasse no 4º, far-lhe-ia bem, mas não.., foi para o 5º. Uma desgraça..., nunca mais será boa aluna, pois as bases perderam-se. Não entendo estas coisas e fico aborrecida quando penso nesta estupidez. Não seria melhor reprovar um ano do que seguir assim, sem bases? Enfim..., acho que cada vez vai ficando pior. Beijinhos e até breve
    Emília

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