segunda-feira, junho 22, 2009

Trabalho e flores

Hoje foi um daqueles dias de trabalho, embora eu acredite que haja muita boa gente que pensa que, porque as crianças estão de férias, então também os professores começaram os seus "três meses" de férias... palavra que dá vontade de rir!
Bom, mas além do trabalho, também esteve um calor... que só estando no nosso país é que dá para acreditar. À hora de almoço fazia 37,5º e nem era preciso ser à sombra. Só dá para estar dentro de casa e, bem ao contrário do que eu sempre fiz enquanto morei em Coimbra, fechar bem todas as portadas para que nenhum raio de sol entre (como estou mudada...!).
Ao fim da tarde achei que a temperatura já se aguentava e decidi ir tratar das minhas flores e, claro, para não variar em nada, lá peguei eu na máquina fotográfica e tentei tirar umas fotos, afinal iguais a tantas outras que já tirei nos outros anos. Só que é difícil resistir a tanta beleza, mesmo num dia quente como este, quando "lá fora" tanta coisa feia é mostrada nos telejornais ou tantas coisas feias são ditas e feitas no nosso dia-a-dia. Por iso não me importo de "perder" o meu tempo a tratar de coisas bonitas, que me dão prazer e me fazem querer acordar no outro dia... para um novo dia!
Há tempos recebi um email que não resisto a colocar aqui. Espero que alguém possa ler e reflectir. Eu sei que é difícil, porque eu já reflecti e... ainda tenho muito que aprender.

Receita de Dona Cacilda

Dona Cacilda é uma senhora de 92 anos, miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.

E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido, com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra solução...

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a "atendente" veio dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o "andador" em direcção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho, inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.

Ela me interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.
- Ah, eu adoro essas cortinas...
- Dona Cacilda, a senhora ainda nem viu seu quarto... Espera um
pouco...
- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, felicidade é algo que você decide por princípio. Se eu vou gostar ou não do me
u quarto, não depende de como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo minha expectativa. E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão que tomo todo dia quando acordo.
Sabe, eu posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem...

Ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras
partes que ainda me obedecem.
- Simples assim?

- Nem tanto; isto é para quem tem auto controle e exigiu de mim um
certo 'treino' pelos anos a fora, mas é bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em consequência, os sentimentos.
Calmamente ela continuou:

- Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta época da vida.
A velhice é como uma conta bancária: você só retira aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte de alegrias e felicidades na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obriga
da por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida, sábio é quem a simplifica.

Depois me pediu para anotar:

COMO MANTER-SE JOVEM

1. Deixe fora os números que não são essenciais. Isto inclui a idade, o peso e a altura. Deixe que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos divertidos. Os depressivos puxam para baixo. (Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que quer que seja... Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso.
'Uma mente preguiçosa é oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é Alzheimer!

4. Aprecie mais as pequenas coisas


5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e alto. Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir, passe muito e muito tempo com ele / ela!

6. Quando as lágrimas aparecerem, aguente, sofra e ultrapasse.
A única pessoa que fica connosco toda a nossa vida somos nós próprios. VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que ama:
Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que quer que sej
a.
O seu lar é o seu refugio.

8. Tome cuidado com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhora-la , procure ajuda.

9. Não faça viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país diferente, mas NÃO para onde haja culpa.

10. Diga às pessoas que ama, que as ama, a cada oportunidade.

6 comentários:

  1. Nestes dias de intenso calor, as belas flores que nos adoçam a vida, não se podem queixar, nem abrigarem-se dos raios solares, mudas e fixas à terra como é sua sina. É agora que mais carecem do carinho e da protecção de quem delas cuida. Como tão bem parece fazer a Romicas que não as esquece.

    Rui Felício

    ResponderEliminar
  2. Sabes? Acho que me fez muito bem fazer 50 anos! Começo a concordar com a Dona Cacilda: nós é que fazemos a nossa felicidade ou infelicidade. A não ser em casos extremos, de falta de saúde, ou outros problemas graves, tudo depende daquilo que nós decidimos valorizar: se as coisas positivas, se as negativas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Já agora, de viciada para viciada:
    além das aldeias, há outra interessante dia 26.
    Vê no meu blogue.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Romicas:
    Pode estar muito calor na rua, no Alentejo então...nem quero imaginar...o que podemos fazer, não é? Nada melhor do que estar dentro de casa, diante do computador a ler postagens como a tua! Que bela lição de vida!
    Todos os dias estamos sempre a aprender, até morrer. E já que temos que estar cá, por que não tornar a nossa estadia a mais agradável possível!

    Aproveito para te dizer que o cartaz ficou tão bem no teu blogue, como no blogue da Teresa. Já vi que são ambas professoras e grandes amigas. Eu também já fui professora (apenas 4 anos, enquanto arranjei colocação)...mas os novos tempos obrigaram-me a seguir outros caminhos... não podia continuar à espera do tal lugar...e como vos entendo... a vida de professor não é como muita gente imagina ser...

    Quando puderes, envia um e-mail para aminhaldeia@sapo.pt,
    para te enviar mais pormenores sobre a blogagem .

    Bjs e um bom trabalho!

    ResponderEliminar
  5. As flores são lindas, as fotos óptimas...e a lição de vida, bom...eis que chego à conclusão de que pouco ou nada sei e ando aqui há uma rajada de anos. Texto sereno. É isso que eu acho que o avançar da idade nos traz...serenidade para o dia a dia, um prazer diferente ao reparar em pequenos pormenores que antes nos passavam despercebidos, e um quase constante desprezo pelas coisas inúteis que antes nos enchiam o dia.

    ResponderEliminar
  6. Olá. Vim parar a este blog, participando na blogagem colectiva, minha música, meu momento. O nosso começar de novo participo com 2 músicas, dois momentos, pois somos duas as colaboradoras do blog. O meu momento foi vivido no Brasil onde vivi 14 anos; os meus filhos são brasileiros e ainda tenho parte da família lá. Não sou professora mas deveria ter sido, pois a minha paixão é a educação e adoro linguas. Gostei muito do seu blog e todas as músicas de que falou me são familiares, pois sou desse tempo. Espero a sua visita no nosso cantinho; voltarei a este com certeza.
    Emília Pinto

    ResponderEliminar