terça-feira, junho 23, 2009

Não acreditem em tudo o que vêem, ouvem ou lêem



Não acreditem em tudo o que vêem, ouvem ou lêem. Este é o meu conselho para quem, como eu, tem a tendência para achar que pode acreditar em tudo o que lhe impingem. Pode, NÃO! Podia, porque já ponho reticências em... quase tudo.
Infelizmente a vida real está sempre a trocar-nos as voltas e desgraçado de quem ainda acredita em TUDO o que vai recebendo na caixa de correio electrónico.
Hoje recebi um email com as fotos destes "cruzamentos" de animais, que, apesar de lindíssimas, mostram bem a manipulação que é possível fazer-se na internet.
Foi também o caso daquelas duas fotos, que andam a circular como sendo fotos do acidente com o avião da Air France. É incrível a capacidade de mentir, de enganar as pessoas. afinal, essas fotos foram retiradas de um vídeo e apenas servem para mostrar os poucos escrúpulos de alguém que não respeita nada nem ninguém.
Mas o pior, é que na nossa vida do dia-a-dia, as coisas também se passam assim e a toda a hora somos submetidos a falsidades, a mentiras, a subterfúgios, que só servem para levar os incautos na certa. E até chega a ser cansativo termos de estar sempre a desconfiar de tudo e todos, sempre de pé atrás com o que temos à frente.
Ultimamente sinto-me assim. Mesmo quando se trata de uma coisita tão simples como uma linda fotografia enviada por email. Ou quando se trata de coisas tão importantes como assuntos de escola.
E quando estou assim, apetece-me ir para uma cidade bem grande e longe de onde vivo, para poder andar sem conhecer ninguém (como se isso fosse possível).
Isto passa, não se preocupem!

3 comentários:

  1. Amiga...
    Que triste!... Hj mesmo fiquei horrorizada em ver duas fotos do acidente da Air France em um Blog que acompanho... Mas existem mesmo pessoas capazes de explorar a angústia e sofrimentos alheios... É uma pena!...

    Beijo!

    ResponderEliminar
  2. É mesmo assim, hoje manipulam-se as imagens com uma facilidade aterradora.A informática, como tudo, traz coisas boas e más. Temos de estar cada vez mais atentos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Romicas. Parece que hoje vou conseguir. De facto, hoje em dia são tantas as pressões, através de telefone,correio, net etc que nós acabamos por não dar atenção a nada do que nos tentam impingir; ficamos tão desconfiadas que às vezes nem deixamos a pessoa falar. Quanto à deturpação das informações, da publicidade enganosa, então nem se fala..; está de tal maneira que vivemos deconfiados de tudo e de todos.., parece que anda meio mundo a tentar tramar o outro meio. Enfim..., o ser humano está assim..; quer atingir os seus fins sem pensar um pouco sequer nos meios que está a utilizar para os atingir.Que tristeza!Beijinhos e voltarei..., se a net deixar....

    Emília

    ResponderEliminar