sábado, junho 20, 2009

21 de Junho - Blogagem Colectiva


MINHA MÚSICA, MEU MOMENTO

Falar da minha música e dos meus momentos, é, de facto, muito difícil, porque a minha música está muito dependente dos momentos vividos nesta ou naquela época.
Não sou uma pessoa que, com a maior das facilidades, é capaz de responder "gosto deste ...tipo de música!" ou daquele, simplesmente porque, vendo bem, eu gosto de um bocadinho de cada tipo de música...Dependendo do momento e da disposição.
Quem me conhece, sabe que eu sou completamente "vidrada" em dançar, por isso, qualquer música me põe o pé a bater ou o corpo a mexer. Ou seja, tão depressa estou a ouvir Leonard Cohen, como danço à volta da mesa da cozinha ao som dos Vaya Con Dios ou do Mamma Mia.
Se quiser falar em coerência musical, Elton John tem-me acompanhado durante toda a minha vida, ou, pelo menos, desde que comecei, na adolescência, a ouvir música com mais atenção. O meu primeiro LP, (sim, porque eu sou do tempo do vinil) comprado com "muito suor", foi "Captain Fantastic and the Brown Dirt Cowboy", de Elton John, dos anos 70. Claro que ainda o guardo religiosamente e, quantas vezes ainda o oiço, com a aparelhagem bem alta... (claro que não está mais ninguém em casa!).
Outro momento marcante na minha vida e que, de certo modo, também ficou ligado à música, foi a gravidez do meu filho. Durante as viagens de carro, além de música clássica, ouviamos Nat King Cole e, talvez por essa associação, é um dos cantores preferidos.
Mas há tantos que posso mencionar: Rod Stewart, principalmente nesta sua última fase de Swing e que, mentalmente, me leva a dançar nas núvens; Norah Jones and Diana Krall, que me acompanham quando trabalho; Andrea Boceli e Enya, na parte calma do dia em que faço alguma coisa que me dá prazer; Fado de Coimbra, em momentos de nostalgia e em que quero relembrar os meus tempos de estudante; Leonard Cohen, quando tudo me parece menos claro e não estou na disposição de esquecer tão depressa; Mamma Mia, se a vida me está leve, ligeira, saltitante...
Só há um tipo de música que, de todo, não consigo ouvir: Hard Metal ou qualquer tipo de música que, para mim, não é mais que gritos, berros e coisas no género. Porém (e corro o risco de dizer uma grande asneira ao fazer esta associação), adoro a interpretação "Nothing Else Matters" dos Metallica, principalmente quando acompanhados pela San Francisco Symphony Orchestra From the S&M (já experimentaram ver o vídeo? Um espectáculo!).
E depois há interpretações soltas que me fazem vibrar e que nunca passam de moda, pelo menos no meu MP3 ou no próprio computador, e que me acompanham sempre. Sim, porque a música sempre esteve, está e estará presente na minha vida, dos momentos mais alegres aos mais tristes que eu possa viver.
E para completar, aqui vos deixo um belo momento de música, na minha modesta opinião, claro.


[Outros momentos do género aqui]

[Para ler outras estórias, outros momentos, ler aqui]

7 comentários:

  1. Hard Metal?!
    Experimenta levar a tua filha ao Rock In Rio na noite do metal, e curtires um som duns rapazinhos bem dispostos, com nomes de Machine Head, Moonspell... O que valeu foi ouvir os Metallica!

    Já sabes: para a próxima vais tu!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Que pessoa mais eclética!
    Que legal ver que cada momento, há uma música marcante até pra quem ouve!
    Mas Andrea Boceli e Enya são demais pra todos os momentos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Sempre a música a acompanhar-nos, pois claro!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Vou tentar pegar nessas escolhas e preencher um dia...
    Se não gostares das sugestões... pronto, pelo menos foi uma tentativa. Haja música.

    00:00 - Alan Parsons Project
    01:00 - Mike Oldfield
    02:00 - B-Tribe
    03:00 - Oliver Shanti
    04:00 - Deva Premal
    05:00 - Paul McCartney
    06:00 - Supertramp
    07:00 - Electric Light Orchestra
    08:00 - Bob Marley
    09:00 - UB 40
    10:00 - ABC
    11:00 - Aztec Camera
    12:00 - The Housemartins
    13:00 - Mecano
    14:00 - Presuntos Implicados
    15:00 - Heróis do Mar
    16:00 - Ban
    17:00 - Sétima Legião
    18:00 - Madredeus
    19:00 - Paul Swartz
    20:00 - David Arkestone
    21:00 - Nat King Cole
    22:00 - Frank Sinatra
    23:00 - Nina Simone
    00:00 - ...


    E pronto... um dia de música...

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Bom, Entremares, isso assim seria mesmo um dia em cheio. Obrigada pelas óptimas sugestões.

    ResponderEliminar
  6. Olá Romicas!
    Que bom encontrar mais uma portuguesa entre tantos brasileiros nesta blogagem!

    De facto há imensas músicas que todos os dias nascem e que acabam por estar presentes em várias gerações. No meio de tanta música, é bem difícil escolher uma só.
    Gostei das suas sugestões e do seu blogue. Vou passar a seguir- te de perto.

    Bjs Susana (eu também participo nesta blogagem - Na aldeia da minha vida- já tiveste a oportunidade de espreitar?)

    ResponderEliminar
  7. Sabe que também sou do tempo do vinil? Aliás o meu momento fala disso mesmo e faz uma verdadeira homenagem ao vinil...,principalmente a um que guardo até hoje, aliás tenho bastantes guardados, pois a maioria deles tem, além das músicas, uma histótinha da minha vida. Beijinhos e apareça..., será bem recebida no começar de novo

    Emília Pinto

    ResponderEliminar