segunda-feira, dezembro 07, 2009

O Natal não é o que era, por mais que digam que sim.
Acho que me vou repetir, porque já há um ano, por esta altura, fiz um poste sobre o assunto e a verdade é que a minha opinião não mudou. Aliás, cá dentro do peito, a sensação é ainda mais triste, desapontada, no meio de uma sociedade cheia de gente louca, que só faz disparates, só diz disparates e parece viver num mundo completamente à parte.
Ou será que sou eu que vivo num mundo à parte?
Custa-me muito pensar que, se quero pertencer verdadeiramente ao grupo em que estou inserida, tenho de "pensar como eles", "achar graça às coisas que eles pensam", "ir às mesmas lojas onde eles vão"... Enfim, ser tolerante ao ponto de forçar aquilo que sou?
Claro que não e aqui respondo a uma das perguntas que foi colocada no poste do dia Internacional da Tolerância.

Mas o que é que isto tem a ver com o Natal?
Nada. Apenas que o Natal já não tem o mesmo sentimento e que não passa de uma época em que as pessoas só pensam em comprar, comprar. comprar...

Que saudades do Natal de antigamente...

Pois eu desejo uma Boa Época Natalícia!!

E já agora, aqui fica um postal de natal muito especial que "visa os problemas do excesso de consumo que se vão apoderando desenfreadamente da nossa sociedade" e que foi realizado pelos alunos da Universidade de Aveiro, num projecto do Curso de Design II.




2 comentários:

  1. Oi Romicas. A sua sensação em relação ao Natal é a mesma que eu tenho.Uma coisa que me assombra, por exemplo é colocarem a iluminação de Natal nas ruas e lojas no fim do mês de Movembro; pelo menos aqui para o Norte já está tudo preparado desde essa altura. Penso que é um autêntico absurdo e um desperdício de energia inaceitável, numa altura em que tanto se debate os problemas ambientais. Claro que nós acabamos por ser contagiados por essa pressa e por esse consumismo por mais que nos desagrade. Eu continuo a lutar contra ele, comprando actualmente só um presente para marido, filhos e netinhos, já que meus pais e irmaõ vivem no Brasil; deixei de comprar para amigos; telefono ou mando e-mail a desejar um feliz Natal. Não tarda muito que eu declare que presente será só para os netinhos, pois a magia do Natal é para as crianças; para quê presente para os adultos? É um autêntico disparate. Eu ainda tenho uma agravante; os meus filhos fazem aniv. a 28 de Dez., eu a 26 e marido a 23; imagine...este ano já avisei dá-se só um a cada um e está feito. Sentimento natalício, o verdadeiro, perdeu-se há muito; a união das famílias, bem, parece-me que estão cada vez mais desunidas e muitas vezes até se juntam nesse dia, mas, passanda a quadra, já estão de novo de cara virada. Enfim, amiga, é uma autêntica fantochada. Vamos pelo menos tentar que o nosso seja sincero, feliz e com a mossa família bem unida, não só nesse dia, mas sempre.É isso o que sinceramente lhe desejo, amiga. Um beijinho e até breve.
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Oi Amiga
    Natal é uma época especial! É o dia em que familias fazem milhares de quilómetros para se juntarem , o bacalhau e as batatas e as couves são o prato tradicional, este é o meu natal o da minha familia , o estar junto e transmitir o amor nessa união,é o natal que pretendo preservar e deixar na memoria das minhas filhas.É estar em paz.
    A vida prega partidas e dolorosas , por isso amiga há natais ,que tenho de engolir lágrimas e mostar-me bem, para que a alegria esteja connosco, Não é fácil, mas tenho de ver o meu marido e minhas filhas felizes,mas coração de mae não se engana, e sente que a tristeza paira no ar. Isto acontece ano sim ,ano não.
    Quanto às compras desenfreadas, não, sinceramente não, prendas e não muitas, são para a minha neta ,para nós vai uma lembrança, para marcar o dia.
    Quanto aos outros este ano não sei ,quantos deles ,esperavam o décimo terceiro para as compras mais necessitadas, um eletrodomestico que tinha avariado, um móvel para un cantinho que até ficava bem, com o desemprego que por aqui vai nem para o bacalhau vai dar, quanto aos abastados, para esses a crise é bem maior ...e mais grave....ainda não devem saber como é o Natal ,nem aonde e nem com quem o vão passar ...sabem só que encomendarem o "porches"
    Bem , e ainda não está aqui a leitura daqueles que estão a sofrer, a criança ,que não vai ter o brinquedo que queria, e a mãe ,que não sabe onde pára o filho, que infelizmente tem por companhia a droga, enfim amiga, Que Deus nos ajude e se lembre de quem tanto precisa.
    Até breve
    Herminia.

    ResponderEliminar