Procure ler as expressões faciais dos seus alunos; procure descobrir as suas expectativas e as suas dificuldades; ponha-se no lugar deles.
Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo.
George Polya
Dê aos seus alunos não apenas informação, mas know-how, atitudes mentais, o hábito de trabalho metódico.
Faça-os aprender a dar palpites.
Faça-os aprender a demonstrar.
Procure encontrar, no problema que está abordando, aspectos que poderão ser úteis nos problemas que virão – procure descobrir o modelo geral que está por trás da presente situação concreta.
Não desvende o segredo de uma vez – deixe os alunos darem palpites antes – deixe-os descobrir por si próprios, na medida do possível.
E eu atrevo-me a acrescenta mais um que acho fundamental para que os outros possam ser cumpridos; TER VOCAÇÂO. Quem a tem facilmente encontra a melhor maneira de chegar até aos alunos; aliás isso é válido para qualquer outra profissão; fazê-la com gosto é meio caminho andado para o sucesso. Um beijinho, amiga e tenha uma otima semana Emília
Obrigada, Emília. E claro que a VOCAÇÃO é a mais importante. Quem não faz o que realmente gosta, tem de sentir uma frustração imensa... Mas também é horrível quando essa vocação existe e se vai dissipando ao longo dos anos, por vezes por razões que são exteriores à própria profissão... Um beijinho grande e boa semana.
Pessoa de palavras simples, com desejos simples, mas uma grande vontade de viver. Um pouco saudosista, talvez...
Gostos? Adoro viajar e o meu hobby principal é fotografia. Ah! E um cálice de Vinho do Porto...
Somos mulheres maduras, mas recusamo-nos a ser velhas e a ver o mundo passar ao nosso lado. Continuamos a querer viver a vida, passear, conhecer coisas novas, aprender e ensinar, aproveitar os dias de primavera e de Outono! Nem que seja de bengalinha! (Rosa Martins & Teresa Diniz)
Isto é mesmo o que gosto fazer: viajar e fotografar!!!
E eu atrevo-me a acrescenta mais um que acho fundamental para que os outros possam ser cumpridos; TER VOCAÇÂO. Quem a tem facilmente encontra a melhor maneira de chegar até aos alunos; aliás isso é válido para qualquer outra profissão; fazê-la com gosto é meio caminho andado para o sucesso. Um beijinho, amiga e tenha uma otima semana
ResponderEliminarEmília
Obrigada, Emília.
ResponderEliminarE claro que a VOCAÇÃO é a mais importante. Quem não faz o que realmente gosta, tem de sentir uma frustração imensa... Mas também é horrível quando essa vocação existe e se vai dissipando ao longo dos anos, por vezes por razões que são exteriores à própria profissão...
Um beijinho grande e boa semana.