segunda-feira, julho 20, 2009

Sinto que, afinal, não estava assim tão errada...

Não querendo parecer sei lá o quê, entre o qual, uma convencida, há muito tempo que ando a dizer isto! E custa-me muito a aceitar.

Podemos estar a criar uma geração de tiranos incapazes de enfrentar contrariedades

"Quem o diz é a psicoterapeuta Asha Phillips no livro "um Bom Pai Diz Não" (Ed. Lua de Papel). O melhor presente que os pais podem dar os filhos é dizerem não quando se deve dizer não e dizerem sim quando se deve dizer sim. Impor limites. Evitar o deixa andar. Fazer crer às crianças que a relação entre pais e filhos não é de tipo horizontal nem se sujeita ao plano da igualdade. É, ao invés, uma relação assimétrica. O mesmo acontece na sala de aula. Passou-se de uma sociedade que negava os direitos às crianças para uma outra em que a criança é o centro. Asha Phillips aceita que se pode negociar mas é um erro fazê-lo todos os dias e a propósito de tudo. A autoridade dos pais e dos professores é legítima porque assenta na experiência e na sabedoria. Deve ser exercida com prudência, afecto e firmeza. O pior que os pais e professores podem fazer é andarem a mudar as regras ao sabor dos caprichos das crianças. A autoridade dos pais deve manifestar-se logo que o bebé começa a entender a linguagem falada. Na puberdade, será tarde demais para começar."

2 comentários:

  1. Lembrei-me que talvez viesse a propósito.
    Tempos atrás, enquanto lia um texto com pano de fundo semelhante, recordei as peripécias do serviço militar, então obrigatório.
    No meio de todo o "quase nada" que pautou aquele ano e meio da minha vida, duas frases do instrutor da recruta se gravaram aqui dentro.... e de aplicação continua, até aos dias de hoje.

    1. Nunca mandes alguém fazer uma tarefa que tu próprio não sabes como executar.

    2. Pensa e reflete bem, mas depois de dares uma ordem, é tarde demais para voltar atrás. Terás de a fazer cumprir, custe o que custar.

    Com as distâncias óbvias... a casa e a escola são palcos de tomadas de decisões... e de acatar de decisões. Haja serenidade e discernimento na autoridade. Mas também que haja a força moral suficiente para fazer cumprir.

    O afecto e o amor não são incompatíveis com a autoridade. No entanto, há uma geração inteira que parece acreditar o contrário...

    Uma óptima semana...

    ResponderEliminar
  2. Filho és, pai serás!

    Estamos a criar uma geração de mimados, que não sabem reagir a qualquer revés. E quando nas escolas, os meninos não podem ser repreendidos...

    Aqui há uns tempos houve um movimento que dizia que os testes não podiam ser corrigidos a vermelho, pois isso perturbava as crianças...

    ResponderEliminar