sexta-feira, julho 24, 2009

Projecto Comenius


Nesta altura, de facto, só um resultado positivo podia acalmar os ânimos de quem anda metido nestas trapalhadas do ensino e da (des)educação.
Bom, tudo isto para dizer que a candidatura, do nosso agrupamento, ao projecto multilateral de parcerias comenius, foi aprovada.
Se é bom? É uma maravilha!
Através destes projectos, a nossa escola já é conhecida de lés a lés, a nível europeu, e a nossa cidade já é ponto de referência em toda a Europa. Alunos e professores portugueses já estiveram noutras escolas e vários grupos de parceiros europeus estiveram a trabalhar no nosso estabelecimento.
Este ano, o nosso projecto tem o tema "Cultural Tolerance and Understanding" / "Tolerância e Compreensão Cultural", um tema bem actual, diga-se de passagem.
Os países envolvidos são, como mostra a imagem, bem diversificados, tanto na posição que ocupam no espaço europeu, como na própria maneira de viver. Por isso mesmo se torna mais interessante.
Agora só resta que os nossos jovens se sintam tão entusiasmados quanto os professores e tenham muita vontade de partilhar as suas vivências com os colegas dos outros países. Aliás, essa é a parte mais interessante e motivante. Pelas situações anteriores, sei que os alunos que entram nestes projectos, além de poderem desenvolver as suas competências linguísticas no Inglês, adquirem experiências que ficarão para sempre. Não esqueçamos que estamos no interior do país, onde ainda existem muitas carências a diversos níveis.
Europa, cá estamos nós outra vez...!

3 comentários:

  1. Olá Romicas. Fico contente pelo seu entusiasmo com este projecto, pois é bom, pelo menos de vez em quando, sabermos que nem tudo vai mal na nossa educação. Espero que os alunos colaborem para que tudo dê certo? Beijinhos e um bom fim de semana

    Emília Pinto

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Emília, pela força. Vai ser bom, de certeza! Pelo menos tem sido sempre. Além disso, alguns dos professores dos outros países que vão estar envolvidos, já são velhos conhecido, o que facilita muito as coisas. Vai ser...incrível!
    (E só um aparte: como vai a netinha? É uma alegria imensa, não é?)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Romicas
    Parabéns pelo entusiasmo,parabéns pelo projecto.
    É bom haver estes incentivos para dar ânimos a professores e alunos.
    Vou comunicar às minhas duas filhas, que estão ligadas ao ensino uma como professora de fisica e quimica no Instituto Nuno Alvares nas Caldinhas em Santo Tirso e outra como psicóloga no CNO na Didáxis ,Riba de Ave-V.N.de Famalicão
    PARABÉNS
    Até breve
    Herminia

    ResponderEliminar