domingo, dezembro 05, 2010

Exposição no CAC - Sete Sóis Sete Luas

Mais uma exposição no CAC de Ponte de Sor, e também, mais uma vez, de DSC04136um artista italiano ligado ao Sete Sóis Sete Luas.

Paolo Grigò já esteve na cidade há seis anos, aquando da colocação da Porta do Sol, no antigo Largo da Feira, hoje transformado num amplo espaço com dois lagos e respetivos repuxos, um local onde as crianças têm espaço para brincar e onde se pode passear calmamente.

No dia 1 dezembro, há precisamente 4 dias, enquanto passeava com o Zico, ao passar perto da Porta do Sol, tive a oportunidade de ver o artista a trabalhar e até trocar algumas palavras. Daí que possa falar da sua simpatia.

DSC09508DSC09509

DSC09510 DSC09594

DSC09595 DSC09599

Hoje, na inauguração da exposição, compreendi, finalmente, a razão por que aquela escultura, a Porta do Sol, foi colocada naquele espaço e o seu significado.

Do artista, Paolo Grigò, além da minha própria opinião de ser uma pessoa simpática, nada como aqueles artistas de “nariz impinado”, que trabalhou num workshop com alunos de uma turma de 5º ano da nossa escola, num ambiente agradável, sabe-se que “é diplomado pelo Istituto Statale D'Arte di Cascina; prosseguiu os seus estudos frequentando o curso académico de gravura, retrato e nu. Sendo seu pai, escultor, também contribuiu para aprender as técnicas desta disciplina.
A sua carreira artística começou em 1971, tendo participado em exposições colectivas, nacionais e internacionais. Desde o início, a partir da década de setenta, até à sua última apresentação, mostra-nos como a reflexão do artista é orientada para os temas da atualidade: paz, democracia, a integração entre as culturas.
O percurso artístico de Grigò nunca foi separado dos eventos sócio-políticos, da problematização do papel da cultura e do progresso intelectual da sociedade civil. O trabalho de Grigò conhecido internacionalmente, interpreta o momento histórico com a consciência do drama da humanidade.
Realizou importantes exposições individuais de pintura, escultura e gráfica em Itália, França, Portugal e Estados Unidos da América. Grigò ilustrou livros de poesia, criou capas de revistas e livros. Muitas das suas esculturas estão em edifícios públicos, igrejas e praças italianas, em Portugal, Cabo Verde, França e Espanha.” (retirado aqui)

Da sua exposição, estes são os trabalhos que prefiro, talvez pelas cores quentes, tal como ele próprio diz, as cores do Alentejo. Estas imagens não fazem jus ao trabalho de Paolo Grigò, por isso aconselho a que visitem o CAC de Ponte de Sor e vejam com os vossos próprios olhos.

DSC09636

DSC09642


Nido con Carte, 2010




Danza con Kimono, 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário