sábado, novembro 20, 2010

Viagem no sofá

Fim de semana para estar em casa.

Acordei com uma enorme dor de cabeça, já minha companhia nos dois últimos dias, por isso nem pensar em jardinar ou qualquer outra atividade mais “mexida”.

Resolvi sentar-me na sala e viajar um pouco, ainda que sem sair do meu sofá. Asstv3im como há “jogadores de sofá”, hoje é o meu dia de ser “viajante de sofá”, ou seja, dia de andar por lugares inimagináveis, roendo-me de inveja daqueles que, sendo pagos pelo trabalho que fazem, são “obrigados” (coitadinhos…) a viajar por todo o globo, visitando lugares maravilhosos, incríveis; conhecendo gente amável, sociável, querida; provando comidas e bebidas completamente diferentes das que estamos habituados; descobrindo costumes que, a muita gente daria arrepios, mas que são o cerne de cada cultura e a torna diferente de todas as outras.Travel channel

E SÃO PAGOS para isso! Para VIAJAR por TODO O MUNDO e mostrar todas aquelas maravilhas!!!!

Hoje fartei-me de viajar e gostei de TUDO!

Desde a Índia à Jordânia, passando por provas de vinhos e carneiro assado debaixo da terra, como poderia ser feito nas Furnas, tudo me agradou. pena que não tenha passado do pequeno ecrã…

A Índia é mesmo um destino que me fascina (eheheh! Qual não é?) e ao ver as imagens na TV ainda me senti mais atraída«

Foi interessantíssimo viajar até Jodhpur e deliciar-me com as cores dos vestidos da mulheres com olhos lindíssimos; os cheiros e os sabores que fizeram crescer água na boca e me levaram à cozinha para fazer um chá acompanhado de bolo escangalhado da pastelaria ; passear pelo mercado e passar os olhos por todas as pulseiras, fios, tecidos, usados numa sociedade recatada, mas tão vistosa…

“Segui” para umas minas de sal onde foi realçada a sua importância no país bem como todo o trabalho desenvolvido por aquelas pessoas. Como curiosidade, fiquei a saber que “salário” é a palavra que provém da ração de sal que era dada aos soldados romanos.

As coisas que aprendemos, mesmo ficando sentados no sofá…

A viagem continuou e fui acompanhando outros sortudos por outras paragens, através de provas de vinhos e de algumas iguarias de fazer crescer água na boca. É engraçado como, em locais tão longínquos e diversos, se fazem coisas tão semelhantes: na Jordânia, no deserto, fazem um assado de cabra ou ovelha, que, depois do animal bem temperado com muitas ervas aromáticas, é cozinhado numa cova, tal como acontece com o cozido à portuguesa, nas Furnas, nos Açores…bishnoiwoman_20834

Países diferentes, com costumes e sentimentos que, parecendo ser tão diversos, acabam por ter um único sentido e, tal como os Bishnoi, muitos de nós apenas temos sonhos simples: comida na mesa, boa saúde e uma vida familiar feliz.

Por hoje a viagem acabou. Outras se seguirão, quer através do Travel Channel, quer lendo a minha revista de eleição, a “Volta ao Mundo”. Infelizmente o Euromilhões não quer nada comigo nem com ninguém cá de casa e vou ter de continuar a contar os euros até conseguir juntar o montante para mais uma voltinha. Afinal de contas, ainda há 88% do Mundo para visitar e não será fácil… infelizmente!!

6 comentários:

  1. Interessante essa origem da palavra salario! Aqui em Famalicão choveu o fim de semana inteiro; o meu foi parecido com o seu, só que não pude ficar deitada no sofá a viajar. O meu filho veio a Famalicão ( mora na Régua ) para jantar com uns amigos; fiquei com os netos; No dominho nem tirei o pijama; fiz almoço e depois eles foram ao shopping e eu fiquei com a pequetitinha; enquanto ela dormiu eu dei uma cochilada no sofá; tinha a lareira acesa desde a manhã e estava a sala super confortável; às 18 ela acorrdou, dei-lhe banho e depois a sopa; quando chegaram ela já estava pronta; depois de um lanche puseram o Lucas de pijama e lá se foram; aquela bagunça gostosa em que se tornou a minha sala acabou; ficou o silêncio; vou sentir falta das gargalhadinhas dos dois e da correria.De vez em quando tenho um fim de semana assim...trabalhoso, mas saboroso. Como o seu, também sabe bem...fazer viagens no sofá é bom, pelo menos vai-se escolhendo os roteiros para quando os euritos sobrarem. Um beijinho e tenha uma boa semana
    Emília

    ResponderEliminar
  2. Emília
    Deve ter sido um fim-de-semana e tanto!
    Quando falou do Lucas e como o puseram de pijama antes de partirem, regressei muitos anos atrás, quando eu ia a Coimbra, a casa dos meus pais e vestia o pijama aos meus filhotes para os deitar assim que chegássemos a casa. Belas recordações...
    Um beijinho e boa semana também para si.

    ResponderEliminar
  3. Amiga Romicas
    Na minha colaboração com o blogue do Bairro, "Encontro de Gerações", pretendo fazer um texto com o Titulo, em príncipio, "Uma noite no Dinu Lipatti". Dinu Lipatti, foi um conceituado compositor e músico romeno.Sendo habitual frequentador do teu belo blogue, "Grãos de Areia", pretendia invocar o teu nome ligado ao blogue ,e o palácio de Ceausescu que também conheço. Seria apenas um pequeno intróito. Afinal, uma forma simpática, de começar um texto que de graça não tem nada. Trata-se da noite, em que durmi em Bucareste no liceu "Dinu Lipatti", com o Choral Polyfónico de Coimbra. Farei uma breve alusão ao palácio de Ceausescu. Mas apenas um apontamento breve. Não o queria fazer sem ter a tua autorização. Um beijo aos "rapazões", um abraço para ti e Rafael.
    Quito

    ResponderEliminar
  4. Querido Quito
    É sempre um prazer saber que os amigos passam por aqui. Também eu sou leitora assídua dos dois blogs do Bairro. Em espírito vou acompanhando os vossos repastos e encontros culturais , como o da São Rosas. Claro que podes escrever o que quiseres e usar e abusar do que precises dos meus postes. Aliás, no blog do Rafael ( O Papagaio Daltónico) também tem um bom poste e boas fotografias, que poderás usar sem problema.
    Um beijinho para ti e para a São

    ResponderEliminar
  5. Amiga Romicas
    Agradeço-te a boa vontade. Como te disse,apenas farei uma alusão ao teu nome e blogue. A noite de regresso no Dinu Lipatti, foi memorável pela negativa. Um jantar de arroz espapaçado com uma linguíça e os guardanapos de papael divididios em quatro partes. Uma miséria! Mas estavam a dar-nos o melhor que tinham. Daí, o meu respeito por aquela gente, que já vinha das vicissitudes que passámos em dias anteriores.Naturalmente, que não pretendo politizar a questão. Subjacente, talvez se possa ver alguma mensagem. Politica e religião, são dois temas proscritos. E eu respeito isso.Ainda não comecei o texto. Tenho que amadurecer ideias. Fazer algo susceptivel de não ferir aqueles que em tudo metem a vertente política. Um abraço para todos Vós. São uma simpática familia. Eu e a São, sentimo-nos mais ricos, por nos darem o previlégio da Vossa amizade.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Olá Rosinha. Se fosses às minhas aulas já saberia o significado da palavra "salário" há muito tempo! os romanos durante o seu grande império, pagavam em sal aos seus legionários, daí a palavra "salário". Hoje há quem lhe chame "vencimento", talvez porque para lá chegar é preciso ver e vencer! Hehe!!
    beijo grande

    ResponderEliminar