domingo, junho 28, 2009

Dârüzziyafe, Istanbul

De vez em quando, relembro a Turquia, as suas diversidades e apetece-me colocar aqui mais alguma coisita para partilhar. Sabem aquele sentimento que nos faz "sentir" que, se deitarmos cá para fora, nos sentimos mais leves? Pois é, mesmo quando algo de bom me acontece, eu tenho de deitar cá para fora. E a Turquia foi algo que me marcou muito e pela positiva.

[Mesquita Süleymanie, Dârüzziyafe]
(in, net)

Por isso, cá vai mais um pouco de um lugar que visitei em Istanbul e que adorei (embora quase me tenha perdido do grupo. Pensava eu, porque afinal, eles continuavam dentro do edifício e eu, sempre com as fotografias às voltas, pensava que já tinham saído e se tinham esquecido de mim. Sentei-me num muro à espera que alguém sentisse a minha falta. Qual não foi o meu espanto ao ver todo o grupo a sair, na maior...).
Dârüzziyafe foi um antigo Museu de Arte, que anteriormente já fora usado como "Imaret" e fazia parte do Complexo da Mesquita Süleymanie / Süleymanie Camii, que não visitámos, por se encontrar em restauro.

No entanto, o local que visitámos nessa tarde e onde voltámos à noite, para o grande jantar de entrega de certificados e de despedida (alguns do grupo não regressaram a Thessaloniki), é um espaço lindíssimo, calmo e com muito requinte.
Se antigamente era uma cozinha onde os pobres da cidade eram alimentados, bem como as pessoas da mesquita e as suas famílias, agora é um restaurante muito elegante. De tarde fomos tomar um chá/Çay e à noite voltámos.
Deixo algumas fotos que tirei, além das fotos da árvore do séc.XVI, que já coloquei no blog My Eyes.

[Representação portuguesa]

[Esplanada]

[Árvore do séc.XVI]



[Esplanada à noite]

[Nosso jantar]

(Foto de Mariana Popescu)
[Entrega dos certificados]

Para mais fotos, ver em My Eyes

Sem comentários:

Enviar um comentário